Adubos orgânicos: veja como fazer em casa

Adubos orgânicos: veja como fazer em casa

Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós. A Terra é a nossa casa e se não preservarmos, não teremos nada de bom para deixar aos nossos filhos. Para que todos os indivíduos repensem suas atitudes, o mês de junho foi escolhido como o mês da conscientização acerca do meio ambiente. 

E você sabia que pode transformar pequenas atitudes em grandes feitos para o meio ambiente? A criação de adubos orgânicos com produtos que você jogaria no lixo, por exemplo, pode ser feita todos os dias e se transformar em ainda mais vida. 

 

Aprenda a fazer adubos orgânicos

Borra de café: depois de coar o café sem açúcar, espere a borra do coador esfriar, jogue-a por cima e misture-a na terra.  Em seguida, é só regar e pronto.

Casca de banana: corte a casca em pedacinhos bem pequenos e coloque-os na terra do jardim e dos vasos de planta.

Casca de ovo: coloque as cascas de ovos por alguns minutos no forno até que fiquem bem secas. Em seguida, bata, sem água, no liquidificador até que virem uma farinha. Coloque na terra e regue em seguida.

Compostagem: separe saquinhos de chá, bagaço de cana, aparas de ervas, restos de capim, cascas de árvore, migalhas de pães, esterco de animais herbívoros, pó de café (incluindo o coador de papel), restos de grãos, farinhas cruas, frutas, legumes e verduras. Pique tudo bem pequeno, escolha um local sombreado e vá colocando em camadas não muito bem definidas: uma de secos (como restos de grama e cascas de árvores) e uma de orgânicos (restos de alimentos vegetais). Cubra com uma camada de folhas para manter a umidade e o calor. Molhe quando achar necessário, mas sem encharcar. Confira mais detalhes clicando aqui no site

 

Adubo de legumes: junte cascas de cenoura, chuchu, batata, abóbora, entre outros. Corte tudo em cubinhos e distribua nos vasos, xaxins, canteiros e jardineiras. 

Água de jarro: quando as flores naturais de seus vasos murcharem, aproveite a água (que recebeu os nutrientes da flor que morreu) para regar as plantas.  

Água de legumes: quando cozinhar legumes, não coloque sal e gordura na água e utilize-a, depois de fria, para regar as plantas. 

Ervas verdes, capim, trevos: colocá-los no solo é muito importante pois, quando se decompõem, liberam nutrientes. Evite apenas as raízes de gramas porque rebrotam rapidamente, e as plantas florescidas com sementes maduras.

Fermentado de ervas verdes: junte as ervas escolhidas, picote-as, coloque em um saco de pano e, em seguida, dentro de um pote. Acrescente água e deixe fermentar por 10 dias, mexendo sempre. Depois, disponha um punhado de cada erva nos vasos e use a água de fermentação para irrigar as plantas.

 

Fonte: www.greenme.com.br

 

Quer mais dicas de como e quando plantar e colher diversos tipos de hortaliças e vegetais? 

 

Publicado no Jornal do Evangelizador

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.