Afinal, o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse?

Afinal, o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse?

“O apocalipse está chegando…” A frase de impacto costuma ser dita e ouvida em diferentes ambientes e por diversas pessoas. A ideia de um fim para o mundo e como isso aconteceria, porém, gera polêmicas e angústias. Mas afinal, o que a Bíblia diz sobre esse tema no livro Apocalipse?

Como explica o mestre em Teologia Allan Junior Silva, especificamente o livro do Apocalipse tem como essência, na verdade, uma mensagem de esperança.

“Infelizmente, o imaginário de muitos popularizou esse precioso livro como um oráculo de desgraças e destruição, mas na verdade é justamente o contrário”, argumenta.

Allan explica que o livro fala sobre o poder de Deus, que renovará todas as coisas. Todo o mal será destruído e Ele presenteará Seus filhos, que ressuscitarão, com um lar no Seu Reino, onde a felicidade verdadeira será a vida de todos.

“O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro nem dor.” (cf. Apocalipse 21,1-8).

Por que então temer?

Se a ideia é de esperança e paraíso, por que temer o Apocalipse? A palavra tem origem no grego αποκάλυψις, apokálypsis, e significa “revelação”. O diácono, teólogo e supervisor de Orientação Espiritual da Associação Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, traz essa explicação.

“O que entendemos como ‘apocalipse’ trata-se de um gênero literário do qual o Povo de Deus se utilizou a partir de seus escritores (hagiógrafos) e foi muito bem representado pelo Evangelista São João. Esse estilo não será encontrado somente no livro com o próprio nome, o último das Escrituras Sagradas. Encontramos também no Profeta Daniel e Ezequiel, ambos no Antigo Testamento”, contextualiza o diácono, lembrando que o apocalipse citado pela Bíblia não se concentra apenas em um livro.

E o que é esse gênero e por que foi utilizado? Como explica Paulo Pacheco, sua principal característica são os simbolismos dos números, animais, aves, monstros, entre outros elementos. Nesse contexto, uma observação importante é que o livro e as mensagens relacionadas na Bíblia não devem ser entendidos ao “pé da letra”, até por que a sua finalidade era de apoio e suporte para as pessoas em tempos de muita dificuldade, perseguições e martírios do povo crente em Deus.

“Esse estilo foi utilizado para que a mensagem chegasse como sinal de esperança. O Apocalipse quer incutir nos leitores uma confiança inabalável na Providência Divina em tempos difíceis para os cristãos”, reforça Paulo.

Esses escritos têm por princípio encorajar os fiéis e não trazer angústias, mas a superação delas. O Apocalipse é, basicamente, “o livro da esperança cristã” ou da confiança inabalável no Senhor Jesus e nas suas promessas de vitória. Ele quer anunciar a “vitória do bem sobre o mal”, do reino de Cristo sobre o reino do mal.

Contudo, Paulo Pacheco lamenta que seu sentido tenha sido desvirtuado por produções do cinema, TV e livros que procuram caminhos sensacionalistas para tratar do fim do mundo. Ele cita como exemplos ‘Apocalipse Now’, ‘Presságio, 2012’ e ‘Guerra dos Mundos’.

“A verdade é que o Livro das Escrituras Sagradas, o Apocalipse, quer nos mostrar que o Reino de Deus é germinado aqui na Terra, que todos devemos passar por provações e tribulações, mas no final, para os que se banham no Sangue do Cordeiro, acontecerá a vitória sobre o mal e a certeza do prêmio de estar ao lado de Deus que prevalecerá”, finaliza Paulo Pacheco.

Ao falar sobre o Apocalipse, a Bíblia não diz exatamente como o fim dos tempos acontecerá, tampouco o ano, dia e hora em que se dará.

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13,32).

Assista ao vídeo do Padre Reginaldo Manzotti: estamos vivendo o final dos tempos?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Elenita
    Ótimo!!
  • Paulo Roberto Pacheco
    Tatyana, boa tarde. Obrigado pelo comentário. É gratificante saber que o artigo lhe foi útil. Fica com Deus.
  • Tatyana Casarino
    Parabéns, Portal IDe+, por trazer um artigo inteligente, lúcido e cheio de esperança e esclarecimento. Eu me lembrei exatamente da passagem de Marcos que está no final do artigo essa semana. Fui procurada para explicar o que é o Apocalipse para algumas pessoas que sabem do meu conhecimento religioso e dei a mesma resposta que está aqui. Fiquei triste por ver discussões sobre o tema, pois alguns religiosos usam este livro para causar medo e impor dogmas, principalmente muitos irmãos evangélicos são os que fazem isso. Como católica, vejo este livro como belo e até "poético", cheio de amor em Jesus, Nossa Senhora e Arcanjo Miguel. Para mim, é muito mais simbólico e fala mais de batalhas espirituais do que do fim do mundo propriamente dito. Também lembro que uma novela de uma emissora famosa retratou o Apocalipse muito mal e de maneira muito infantil, colocando o Inimigo como um galã empresário (risos). Parabéns pelo texto mais uma vez.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.