Apesar de cada vez mais conhecida pelas pessoas, a angústia segue sendo difícil de ser definida, principalmente pelo fato de provocar diferentes sentimentos e emoções. Em geral, é mais fácil identificar situações que provocam angústia do que explicar o que ela é de fato.
Lidar com a angústia também é uma questão. Pessoas que sofrem com esse sentimento podem apresentar dificuldades em enxergar saídas possíveis para resolver problemas, tornando-os maiores do que já são.
Isso é ainda mais forte nos momentos de crise e quando a sensação angustiante bate naqueles que estão distantes da palavra do Senhor. Por essa razão, é importante conhecer a si e identificar o que se pode fazer para amenizar os seus efeitos, mas é igualmente importante estar conectado com Deus e com o que diz as Escrituras Sagradas.
Afinal, a angústia existe desde o Antigo Testamento, quando um ensinamento precioso foi dado aos cristãos:
“O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1,7).
Então primeiro, vamos definir essa tal de angústia: é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, tristeza, insegurança, culpa, mal-estar, dificuldade de respirar, pressão no peito e até mesmo dor. Isso significa que ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de isolar uma pessoa ou impedi-la a realizar atividades do cotidiano.
A angústia está relacionada a outros problemas ligados ao bem-estar emocional, a exemplo da depressão, e que pode dar origem a doenças psicossomáticas. Também tem relação direta com dúvidas sobre o futuro, sejam elas reais ou imaginárias, e com o vazio espiritual.
Esse mix de sentimentos, portanto, tem muito a ver com a forma como trabalhamos a nossa inteligência emocional, como lidamos com questões do cotidiano e como enxergamos o mundo.
Saber lidar com a angústia passa por autoconhecimento, controle socioemocional e, claro, conexão com Deus, pois a fé tem o poder de acalmar pelas certezas que garante. Se conheça, respeite o seu tempo e “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55,6).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.