Aparição de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina de Labouré

Aparição de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina de Labouré

No dia 27 de novembro, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora das Graças. Data em que a Virgem apareceu à humilde noviça Catarina de Labouré na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, situado à rua do Bac, em Paris, na França. Santa Catarina teve a primeira visão da Virgem Santíssima em julho de 1830, com o anúncio de uma missão.

Já a segunda aparição foi no mesmo ano, em 27 de novembro. Nessa visão, a Virgem Maria aparece resplandecente, em cima de um globo e, sob seus pés, esmaga uma serpente. Das mãos de Nossa Senhora provinham raios luminosos, símbolo das graças que Ela derrama sobre quem suplica. E os raios opacos simbolizavam as graças que não eram pedidas. A segunda aparição contém a mensagem reveladora de que a Virgem Maria é Imaculada. A noviça Catarina ouve então uma voz que diz: “Fazei cunhar uma medalha sob este modelo”. Na medalha há uma mensagem: “Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.”

A terceira e última aparição a Santa Catarina ocorreu no mês seguinte, com a confirmação da Virgem para cunhar a medalha. No entanto, ela passou a ser fabricada só em 1832. A demora ocorreu porque o diretor espiritual de Catarina, Padre Aladel, temeu sobre a veracidade das aparições. No entanto, ao discernir sobre a importância da mensagem da Virgem, apresentou o fato ao arcebispo Dom De Quèlen que, posteriormente, foi favorável e autorizou a cunhagem da medalha. Nesse mesmo ano de 1832, uma terrível epidemia de cólera afligiu toda a população parisiense. Foi então que, após a autorização do arcebispo, começou a produção e distribuição das medalhas. Por conseguinte, logo ficou conhecida por “Medalha Milagrosa”, devido às repentinas e imediatas curas das pessoas que estavam com a cólera e receberam com fé a medalha.

Pouco tempo depois, mais medalhas foram fabricadas e a devoção ficou cada vez mais conhecida em todo o mundo por realizar conversões, curas e muitos outros milagres: “Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças”. Disse a Virgem Santíssima em uma de suas aparições a Santa Catarina de Labouré.

Toda a companhia vicentina foi de grande instrumento de Deus para o início da divulgação da devoção e distribuição das medalhas, que foram se espalhando até se tornarem conhecidas por todos. A vidente Catarina de Labouré viveu toda a sua vida em serviço aos idosos e doentes. Morreu em 31 de dezembro de 1876. Anos depois, em 1933, na ocasião de sua beatificação, foi aberta sua sepultura, onde encontraram o corpo intacto.

Aprendemos com Santa Catarina que não podemos desistir do plano traçado por Deus. Nossa Senhora deixou uma missão a uma simples e virtuosa jovem, desejava que as medalhas fossem cunhadas com os dizeres: “Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E mesmo não tendo a permissão de seu diretor espiritual, Santa Catarina foi persistente e a mensagem chegou ao bispo que autorizou a cunhagem das medalhas.

Nossa Senhora das Graças mostrou, por meio de sua aparição, que o mundo pertence a Deus e a vitória já foi conquistada por seu Filho na Cruz Redentora. São inúmeros os casos de milagres, uma verdadeira “torrente de luz” é derramada sobre o mundo, pela intercessão de Maria. Ela quer derramar muito mais graças a nós, basta que peçamos com fé. Que possamos imitar o gesto de Santa Catarina de Labouré, atendendo aos pedidos da Mãe com simplicidade e amor e assim, seremos alcançados pelas graças que a Mãe, Nossa Senhora das Graças, quer nos dar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu amo esta história. A Santa Catarina Labouré ficou conhecida como a santa do silêncio, pois preferiu não dizer para ninguém que ela era a pessoa que via a Nossa Senhora. Ela identificou a sua Ordem religiosa por meio de sonhos e é uma das místicas que eu mais gosto. Meu sonho é conhecer a capela das visões dela (até estudei francês com esta motivação hehehe).

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.