A árvore de Natal que decora a Praça São Pedro, em Roma, vai unir celebração e generosidade. Este ano, o imponente abeto de 28 metros, originário do município piemontês de Macra, na Itália, ganha um propósito especial: sua madeira será transformada em brinquedos para crianças necessitadas.
No fim de novembro, a árvore foi erguida na Praça São Pedro. Com seus 28 metros de altura e 65 quintais, o abeto partiu do alto Vale de Maira, em Macra, na província de Cuneo. Seu transporte para Roma foi possível graças a uma empresa que providenciou o deslocamento excepcional gratuitamente.
O corte da planta foi necessário devido ao risco iminente de desabamento, após 56 anos de vida. No entanto, o gesto vai além do simbolismo natalino e sua madeira não será desperdiçada. Segundo Alberto Cirio, presidente da Região do Piemonte, a árvore será enviada a uma empresa que a transformará em brinquedos para crianças carentes, os quais serão distribuídos pela Caritas.
A cerimônia de inauguração do presépio e da iluminação da árvore aconteceu no dia 9 de dezembro. O cardeal Fernando Vérgez Alzaga e a irmã Raffaella Petrini, presidente e secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, conduziram o evento. O abeto foi decorado com luzes e uma tela contendo mais de 7 mil estrelas alpinas secas, doadas por um paisagista piemontês, para proporcionar um efeito mágico de neve caindo.
A iniciativa tem a ver com a encíclica ambiental Laudato Si’ do Papa Francisco, que reforça a mensagem de cuidado com o meio ambiente e solidariedade para com os menos favorecidos. Dessa forma, o símbolo natalino tem iluminado umas das praças mais importantes para cristãos e também muitos corações.
Fiéis, peregrinos e turistas poderão admirar a árvore e o presépio até 7 de janeiro de 2024.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.