Foto: Felipe Gusso
Ave, ave sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do verdadeiro Deus, Senhor do Céu, Senhor da Terra
És o templo do Deus vivo, és do Amor revelação
Ouve Mãe nosso lamento, és auxílio e compaixão
Nada me entristeça, nada me preocupe se estou no teu olhar
Doce mãe de Guadalupe
As aparições da Virgem Maria que foram oficializadas pela Igreja sempre deixaram profundas marcas na história, na alma e no coração dos fiéis. Em alguns casos, deixaram provas contundentes, como ocorreu em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, no século XVI.
Na tilma do índio Juan Diego, Maria fez estampar sua imagem milagrosamente. E, ainda hoje, essa peça de vestuário permanece sem sinais de deterioração. O fenômeno desafia a ciência e seus pesquisadores, que são unânimes em afirmar: o manto de Guadalupe, que se encontra exposto na basílica de mesmo nome, no México, é de natureza divina.
A Padroeira das Américas, título dado por São João Paulo II em 1979, é digna de verdadeiros tratados também no que se refere a aspectos sociais, políticos e religiosos. Não por acaso, fez questão de manifestar-se a um índio por meio do rosto de uma jovem morena com traços europeus, sendo a mão direita mais branca que a esquerda, além de outros elementos evidentes de sua intenção de pôr fim ao separatismo e reforçar a importância da solidariedade entre os povos e culturas.
Devoto-me à Mãe de Guadalupe por ter escolhido como um dos primeiros sinais de sua maternidade a cura do tio moribundo de Juan Diego e empenho-me em propagá-la como intercessora dos doentes. Tão irrefutáveis são os testemunhos de graças recebidas nesse sentido.
Devoto-me à Mãe de Guadalupe por utilizar como sinal de sua manifestação as rosas, levadas como prova ao bispo daquela localidade. Apesar de impróprias para o lugar e o clima no momento da aparição, ainda assim o topo da montanha estava repleto de rosas perfumadas e umedecidas pelo orvalho, para que nossa obediência a seu amado Filho Jesus exale como perfume de santidade.
Para aqueles que duvidam da aparição de Maria em Guadalupe, a Virgem impôs-se num manto para ser lembrada. Quem tem olhos vê, pois o que se vê é suficiente para ter fé!
Por isso, nesta semana mariana, quando celebramos a Nossa Senhora de Guadalupe, peçamos que a Mãe nos envolva em seu manto.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.