Atividade física e saúde mental: qual a relação?

Atividade física e saúde mental: qual a relação?

Quando o assunto é saúde, todos nós já ouvimos falar que precisamos de: alimentação saudável + sono de qualidade + atividade física, não é? E, com certeza essa combinação de hábitos é extremamente valiosa para nossa saúde, com benefícios que ultrapassam os cuidados estéticos. 

Hoje vamos falar sobre a importância dos exercícios físicos. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos científicos realizados ao redor do mundo, mostram que a prática regular de atividade física também é capaz de melhorar nossa memória, atenção, concentração, raciocínio e foco.

Quando nos exercitamos, as práticas motoras potencializam o desenvolvimento das funções executivas. Elas são necessárias para o controle de nossa saúde mental e vida funcional, como controle dos pensamentos, emoções e ações.

Manter essa rotina de práticas também tem um poder grandioso para o desenvolvimento e saúde de nosso cérebro. Isso porque, a atividade física reduz, comprovadamente, as chances de desenvolvermos diversas doenças. 

Mas como ocorre essa relação entre corpo e mente durante o exercício?

 

 

 

Durante a prática de atividade física, nosso corpo passa por diversas reações e processos internos. Você já deve ter ouvido de alguém que terminou seus exercícios diários falar que está ‘endorfinado’, não é? Quando nos exercitamos, liberamos os chamados hormônios da felicidade e bem-estar, como por exemplo, a serotonina e as endorfinas

Os exercícios possuem papel importante na diminuição de sintomas de ansiedade e da depressão. Por ter uma relação direta com nosso cérebro, outro papel importante de movimentarmos nosso corpo regularmente é a prevenção e tratamento de diversas doenças neurodegenerativas. Essas doenças são  aquelas que atingem o sistema nervoso central, especificamente, o cérebro. 

Os exemplos de doenças que podemos prevenir ou tratar com essa prática incluem diagnósticos de Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla.  Ficou interessado (a) em saber mais sobre essa relação? Então se liga nesse conteúdo disponível aqui no IDe+, basta acessar esse link.

Quando nos movimentamos ativamente há um aumento do número de sinapses entre os neurônios (as células do sistema nervoso). Esse processo estabelece uma comunicação entre duas ou mais células nervosas, uma adaptação importante para o bom funcionamento do cérebro. 

Além de fortalecer essa comunicação neural, o hábito de praticar atividades físicas regularmente também ajuda a diminuir a velocidade de perda de neurônios.  Com exercícios, temos mais energia física, nossos músculos se fortalecem e nosso coração melhora a capacidade de bombear sangue. Ou seja, temos mais saúde e melhora de qualidade no funcionamento do cérebro e do corpo, simultaneamente. 

 

 

Quero praticar exercícios, mas não sei como começar 

A lista de possibilidades para quem quer dar início a uma rotina diferente é rica e inclui caminhar, correr, mas também brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa e muitas outras.  

Se você está em dúvida e inseguro quanto a esse início, um conteúdo que pode te ajudar nesse estímulo é o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde. As recomendações são divididas em capítulos, específicas para faixas etárias e grupos diferentes. Neste material, você descobre mais sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, com indicações para um estilo de vida ativo. 

Acesse o material completo aqui e divirta-se, protegendo sua saúde física e mental. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.