Aumento de casos de leptospirose preocupa: veja riscos e cuidados

Aumento de casos de leptospirose preocupa: veja riscos e cuidados

Diversos estados brasileiros enfrentam um aumento preocupante nos casos de leptospirose, doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, que é encontrada na urina de animais, principalmente em ratos

Rondônia registrou um aumento de 43% nos casos de leptospirose no primeiro semestre de 2023, em comparação com 2022, conforme dados divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

Entre janeiro e agosto deste ano, 1.044 casos foram registrados no Rio Grande do Sul – um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Este ano, o Paraná registrou 260 casos confirmados e 20 óbitos em decorrência da doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os riscos da leptospirose têm aumentado devido às intensas chuvas e inundações que assolam  a região em 2023.

A leptospirose é uma infecção que pode ser adquirida tanto em áreas urbanas quanto rurais e é transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados pela Leptospira. A contaminação é mais frequente durante períodos de chuvas intensas, enchentes e inundações, pois a bactéria se mistura com a água que inunda valetas, lama, lagoas e locais propensos a cheias. Essa condição favorece a disseminação e a permanência da bactéria no ambiente, o que torna o risco de contaminação ainda mais significativo.

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, ressalta a importância da prevenção, uma vez que não existe uma vacina disponível para a leptospirose no Brasil. Ele aconselha que a população evite o contato com água e lama provenientes de enchentes e esgotos.

Em relação às crianças, pais e responsáveis devem estar ainda mais atentos para garantir que elas não nadem ou brinquem em áreas potencialmente contaminadas pela urina de animais.

Medidas de Cuidado e Prevenção

Em caso de enchentes, após a água baixar, é preciso remover a lama e desinfetar o local. Isso deve ser feito com o uso de luvas e botas de borracha. Recomenda-se diluir duas xícaras (400ml) de água sanitária em um balde de 20 litros de água e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, é essencial prosseguir com a limpeza.

Pessoas envolvidas na limpeza de lama, entulho e esgoto devem sempre usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água e lama contaminadas.

Em ambiente domiciliar, medidas básicas incluem armazenar alimentos em recipientes bem fechados, retirar sobras de alimentos e evitar o acúmulo de entulhos e lixos, ações que criam um ambiente desfavorável para roedores.

Sintomas e tratamento da leptospirose

Os principais sintomas da leptospirose incluem febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores no corpo (principalmente na panturrilha), cansaço, calafrios, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação. Nos casos mais graves, pode ocorrer amarelamento da pele e dos olhos.

O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais específicos. Ao identificar qualquer sintoma, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença. Nos casos leves, é possível um tratamento ambulatorial, enquanto nos casos graves, a hospitalização é necessária para evitar complicações e reduzir a mortalidade.

Como surgem as doenças infecciosas? Tudo que você precisa saber

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.