Brasil pode ter um santo surfista: conheça a história de Guido Schäffer

Brasil pode ter um santo surfista: conheça a história de Guido Schäffer

Mais um brasileiro está a caminho de se tornar santo. No dia 20 de maio, o Vaticano deu prosseguimento ao processo de beatificação do médico, surfista e seminarista carioca Guido Schäffer, ao reconhecer suas virtudes heroicas e torná-lo venerável.

Nascido em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Guido morreu em 2009, aos 34 anos, quando uma prancha de surf desgovernada o atingiu em cheio na nuca enquanto surfava na praia do Recreio, na capital carioca. A prancha o fez desmaiar na água e se afogar.

Estava há poucos meses da conclusão do curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, também no Rio de Janeiro.

Milagres atribuídos a Guido

Nos últimos anos, têm aumentado os relatos de milagres que teriam sido realizados pelo jovem surfista. Um dos mais comentados é o caso do cardiologista Bernardo Amorim que, após contrair uma doença no sistema nervoso, perdeu os movimentos corporais.

Segundo a mãe do cardiologista, ele se recuperou rapidamente e de forma surpreendente, antes do prognóstico apresentado pelos médicos. Ela atribui o fato às muitas orações feitas a Guido com pedidos por sua cura.

Há outros relatos que atribuem ao seminarista carioca a superação de enfermidades, como a cura da diabetes de uma freira, uma criança que escapou de uma hipotermia e o caso de uma dona de casa que rezou fervorosamente para Guido, em busca de vencer uma diverticulite no marido. A cura realmente aconteceu sem a realização de nenhuma cirurgia. Seu filho era amigo do surfista.

Reprodução Instagram

Etapas da canonização

O processo de canonização pelo Vaticano é bastante complexo e obedece a uma série de trâmites e etapas. O primeiro título é o de Servo de Deus, o qual Guido Schäffer já possui. O terceiro é o que foi concedido no último dia 20 de maio, de Venerável, por ter vivido heroicamente as virtudes cristãs.

Antes de se tornar Santo, é preciso ser titulado Beato, momento em que se comprova a veracidade de um milagre que tenha sido obtido por intercessão do caso analisado pela Congregação para a Causa dos Santos.

O mais importante título, o de Santo, última etapa do processo de canonização se dá quando é comprovada a existência e confirmação de um segundo milagre.

Vida dedicada à religiosidade

Desde cedo, Guido Schäffer foi ligado ao catolicismo. Criado em uma família de classe média da zona sul do Rio de Janeiro, ele estudou no colégio católico Sagrado Coração de Maria, bastante tradicional no bairro de Copacabana.

Frequentou o grupo de oração da Comunidade Bom Pastor e, em 1998, após se formar em Medicina, criou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Engajou-se na Pastoral da Saúde da Santa Casa da Misericórdia, em 2002, onde atuou até a sua morte, sete anos mais tarde.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Selena Araújo
    Que história triste e comovente. Talvez por ser tão jovem possa inspirar a juventude que na grande maioria não quer saber de Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.