O Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Cardeal Spengler, foi nomeado pelo Papa Leão XIV, em 24 de junho de 2025, como membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica da Santa Sé. A nomeação, divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, integra um grupo de 19 novos membros, entre cardeais, bispos, padres, religiosas e religiosos.
Dom Jaime também preside o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). A recente nomeação aprofunda a presença brasileira na Cúria Romana e destaca a missão evangelizadora dos consagrados.
Leão XIV nomeou a irmã Tiziana Merletti, antiga superiora geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres, como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, anunciou o Vaticano.
O Dicastério tem a missão de promover, animar e regulamentar a prática dos conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) em todas as formas de vida consagrada aprovadas pela Igreja. Também acompanha e regulamenta a vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica, e zela para que cumpram sua missão evangelizadora conforme os carismas fundacionais e a tradição eclesial.
Entre suas funções, destacam-se:
A partir da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, o Dicastério reafirma o papel dos consagrados na missão da Igreja, como sinal de esperança e presença de Cristo no mundo.
Natural de Gaspar (SC), Dom Jaime nasceu em 6 de setembro de 1960 e é o primeiro dos quatro filhos de Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982, no noviciado em Rodeio (SC). Foi ordenado sacerdote em 1990, em sua cidade natal.
Na vida acadêmica, estudou Filosofia no Paraná, Teologia no Rio de Janeiro e em Jerusalém, e fez doutorado em Filosofia em Roma, na Pontifícia Universidade Antonianum.
Dom Jaime atuou em diversas cidades do país até ser nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, pelo Papa Bento XVI. Um ano depois, foi ordenado bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil. Em 2013, após a renúncia de Dom Dadeus Grings, foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre pelo Papa Francisco.
À frente da arquidiocese, Dom Jaime passou a conduzir 158 paróquias da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao tomar posse, resumiu sua missão:
“Nosso desejo é ir ao encontro das pessoas levando o que nós temos: Jesus. Temos Jesus e seu evangelho”.
Na CNBB, atuou entre 2011 e 2015 como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. Foi eleito presidente dessa comissão em 2015, período em que participou da elaboração das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil (2018).
Em 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, além de assumir diversas funções de referência nacional e internacional, como no Colégio Pio Brasileiro, na Comissão para o Acordo Brasil-Santa Sé e no Regional Sul 3. Em 2023, foi eleito presidente da CNBB para o mandato até 2027 e também presidente do Celam.
No consistório de dezembro de 2024, Dom Jaime foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco. Seu lema episcopal é “In Cruce Gloriari” (“Gloriar-se na Cruz”, cf. Gl 6,14).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.