O domingo é conhecido como aquele dia de descanso, já com o clima de despedida do fim de semana. Por isso, muitas pessoas já aproveitam para se organizar para as tarefas da semana que vai começar, incluindo algo muito importante: a alimentação. Com a correria diária e os intervalos de almoço cada vez menores, deixar para pensar nessa refeição em cima da hora pode ser a armadilha perfeita para acabar se alimentando mal, ao optar por algo simples e rápido. Além disso, deixar para escolher o almoço de última hora acaba favorecendo a tentação de pedir refeições prontas para entrega, o que, a longo prazo, pode prejudicar o orçamento mensal.
Assim, um hábito que tem ganhado cada vez mais força é a preparação dos cardápios e refeições semanais, ou seja, em um dia da semana tira-se um tempo para o planejamento e preparo daquilo que irá compor o cardápio dos próximos dias. E se você está pensando que essa é uma opção interessante, mas muito trabalhosa, confira as dicas da nutricionista Edimara Brandelero para facilitar esse processo em casa.
Tudo começa com a compra dos alimentos. Por isso, tire um tempinho para ir ao mercado durante o sábado ou o domingo. A dica é para ir sem fome: coma antes de ir para evitar compras desnecessárias. Programe seu horário e tempo para fazer suas marmitas e cardápio com calma.
Faça o planejamento de ingredientes pensando na praticidade e em otimizar o preparo. Um exemplo interessante é o feijão, que pode ser preparado para a semana toda. Escolha o feijão de sua preferência.
“Normalmente, utilizo 80 gramas por dia por marmitas de feijão – deixe de molho de um dia pro outro e, então, cozinhe por aproximadamente 20 minutos, após o início da pressão. Assim que estiver cozido, vamos ao tempero: utilize sal, alho, azeite de oliva e louro. Outra sugestão é dividir o feijão em duas porções: metade para temperar e outra metade sem tempero para congelar. Quando o temperado estiver terminado, basta descongelar a outra porção e temperar na hora”.
Durante a semana tente utilizar, pelo menos, três tipos de proteínas. Alguns exemplos são:
Quando falamos de planejar o almoço, uma parte que não pode ser esquecida é a salada. Para esse preparo, você deve organizá-la e deixá-la prontinha na geladeira, sem temperar, para a semana toda. Escolha pelo menos três opções de saladas diferentes e tente montar da forma mais colorida possível como, por exemplo, a combinação alface, tomate e cenoura.
Uma outra dica que pode ajudar na organização é deixá-las em pacotinhos separadas na geladeira. Na hora da refeição, tempere com sal, vinagre ou limão, azeite de oliva, chimichurri, buscando sempre temperos naturais. Não tente congelar a salada ou temperar antes e deixar pronto. Isso, com certeza, não a deixará saborosa.
Exemplo de marmita recomendada pela nutricionista
O gostinho especial que vai fazer a diferença em sua refeição, com certeza, está no tempero. Por isso, aproveite muito os temperos naturais como a páprica doce, picante ou defumada; curry; chimichurri; açafrão ou cúrcuma ou sal temperado. Para esse último, a receita de dica especial é meio quilo de sal marinho, 50 gramas de salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, todos desidratados. Depois, bata em um liquidificador e guarde em um pote com tampa.
E aí, bora começar essa preparação do cardápio para a semana hoje mesmo?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.