Carne do futuro divide opiniões. Conheça suas vantagens e desvantagens!

Carne do futuro divide opiniões. Conheça suas vantagens e desvantagens!

Apesar de o Brasil figurar entre os maiores exportadores de proteína animal do mundo, uma grande parcela da população está decidindo por uma dieta sem carne, pelo menos não a que a gente conhece.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), pelo menos 30 milhões de brasileiros já se declaram vegetarianos, o que representa 14% da população. Eles até abrem uma exceção para o consumo de carne, desde que seja a do futuro.

Trata-se da carne vegetal, preparada à base de proteínas vegetais, com o objetivo de se assemelhar à carne bovina na aparência, sabor e textura. Grão de bico, soja e ervilha são algumas das leguminosas e plantas que são utilizadas na sua produção.

Em geral, as carnes vegetarianas que estão hoje no mercado são uma mistura de diversos vegetais, com a adição de condimentos e outras substâncias orgânicas, seja para dar gosto ou imitar a aparência e textura da carne bovina.

É muito atrativa para vegetarianos e veganos, já que podem manter o consumo de carne sem contrariar questões éticas ou recomendações médicas.

Vantagens

Dentre os benefícios da carne vegetal, destaca-se o fato dela ser mais saudável sob o aspecto dos ácidos graxos, uma vez que não possui tantas gorduras saturadas como a carne convencional.

Ela também é melhor para o meio ambiente, já que a agropecuária é uma das principais causas da emissão de gases do efeito estufa, além do consumo de água e energia elétrica.

Desvantagens

Nem tudo são flores no universo das carnes vegetais. Apesar de mais saudáveis com relação a gorduras, na maioria dos casos, elas são comidas ultraprocessadas. Durante a sua produção, ocorre a adição de diversos ingredientes que não fazem bem para a saúde, tais quais sal, açúcares, gorduras, corantes e substâncias sintetizadas em laboratório.

Esse “porém” é preocupante porque esses alimentos, se consumidos em excesso, poderem causar obesidade, aumento do colesterol, hipertensão, infarto e outras doenças.

É por essa razão que há pessoas que começaram a fazer a própria carne vegetal em casa.

Carne caseira

A administradora Júlia Almeida, de 32 anos, não se considera 100% vegetariana, mas decidiu por uma dieta com menos consumo de proteína animal desde o ano passado.

Como desconfia de tudo o que já é vendido pronto em mercados, e para acomodar melhor em seu orçamento, a administradora decidiu preparar ela mesma suas carnes do futuro.

Além do grão de bico e da ervilha, Júlia conta que já utilizou cogumelos e até jaca para preparar o alimento.

“Eu controlo a quantidade de sal e uso espessantes naturais, assim sei exatamente o que estou comendo”, conta ela.

Condição

Daniela Neri, nutricionista do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP, afirma que o hambúrguer vegetal é uma “opção maravilhosa para uma refeição informal e saudável desde que esteja acompanhada de alimentos de verdade”.

Isso significa que, na visão da profissional, a carne do futuro vendida em mercados pode até ser consumida, mas não possui valor nutricional para figurar sozinha como uma refeição completa.

Polêmica

A carne do futuro foi objeto de polêmica nas redes sociais e a protagonista foi a chef e apresentadora de TV argentina Paola Carosella, que teve que se explicar após movimento contrário à sua fala e em favor do novo alimento.

Depois de ter experimentado a carne vegetal na versão hambúrguer, ela disse em sua conta pessoal do X, antigo Twitter, que a comida era “uma (palavrão) ultraprocessada oportunista”.

Procurada pela imprensa, ela afirmou que foi mal compreendida pelos internautas.

“Achei interessante a proposta de um hambúrguer de planta e quando fui ler os ingredientes, que são listados pela ordem de maior quantidade dentro do preparo, tinha soja, milho e metilcelulose, que é um derivado de papel”, contou ela sobre a sua frustração.

A chef também defende que copiar receitas carnívoras para alimentos vegetarianos não é a melhor alternativa. Para ela, quando a criatividade sobrepõe a imitação, além de originalidade, entrega-se mais saúde.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.