Nos últimos tempos, a pergunta “Católico faz devocional?” tem ganhado destaque nas redes sociais e nas buscas do Google. A tradição católica tem uma rica herança de oração pessoal com a Palavra de Deus, conhecida como Lectio Divina, Leitura Divina ou Leitura Orante.
A Lectio Divina é uma prática antiga da Igreja Católica que envolve a leitura orante das Escrituras. Originada nos primeiros séculos do cristianismo, especialmente entre os monges beneditinos, essa forma de oração busca uma comunhão com Deus por meio da Palavra. A prática é estruturada em quatro etapas:
A prática incentiva o encontro pessoal com Deus, permitindo que Sua Palavra ilumine e transforme a vida do fiel.
Nas redes sociais, influenciadores católicos têm contribuído para esclarecer essa dúvida comum. A @garotasentinela explicou:
“Fato é que católicos fazem devocional desde sempre: A Lectio Divina, ou leitura orante, é um tipo de devocional, onde você lê a Palavra e escreve diariamente sobre o que lê. Além disso, existem inúmeros tipos de devocionais católicos criados há séculos. Então sim, católico faz devocional.”
Já @mathcolodedeus opinou que católicos podem fazer devocional, mas o que a Igreja recomenda é a Lectio Divina: “nada mais é do que a leitura orante da Palavra de Deus.”
Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso, acompanha fiéis do mundo inteiro, diariamente na Leitura Orante durante o Experiência de Deus, transmitido pela Rede Evangelizar e por diversas rádios-irmãs, o programa conduz os filhos de Deus em momentos de oração, partilhas e direcionamentos.
Padre Reginaldo enfatiza a importância de reservar um tempo diário à Lectio Divina para permitir que a Palavra ilumine e transforme vidas. A Leitura é fundamental para fortalecer a fé e a espiritualidade.
Acompanhe a Leitura Orante com Padre Reginaldo Manzotti: CLIQUE AQUI
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.