Há diferença entre imagem e ídolo: imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). “Ai daquele que diz a madeira: Acorde, e a pedra muda: Desperta” (Hc 2, 19).
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E, como católicos, as imagens dos santos são para nós uma representação do que um dia foram na terra, um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida. Não devemos ter medo de reverenciá-los, como nossos intercessores.
A santidade é vocação de todo cristão: “A vontade de Deus é esta: a nossa santificação” (1Tes 4,3). Ou seja, é vontade de Deus que todo o seu povo seja santo, como está expresso no livro do Levítico: “Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Depois, Jesus recomenda: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
A Igreja Católica, através de sua doutrina, sempre ensinou o que é bíblico: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Dt 6,13). E, procura expressar a forma mais correta de relacionamento com os santos, Nossa Senhora e Deus. Esta forma divide-se em três classes de culto:
Portanto, ao honrarmos os santos, honramos a Deus, que é o doador de toda a graça e é quem opera nos santos e através deles, para a Sua honra e para Sua glória. Cada um tem a consciência do culto que presta aos santos. Como adoração é um gesto mais interno do que externo é curioso afirmarem que os católicos não sabem a diferença entre latria e dulia, quando reza diante de uma imagem de Cristo ou de um santo.
Nossa Igreja, fundada por Jesus Cristo, sobre a fé dos apóstolos e a primazia de Pedro (Mt 16, 17-19), com mais de 2011 anos de tradição, é rica em exemplos dos santos e santas que deram suas vidas no amor a Jesus Cristo e no serviço generoso gratuito ao Reino de Deus e aos irmãos. Não hesitemos em honrá-los, a pedir sua intercessão, bem como àquela que Jesus nos deu como mãe, aos pés da cruz (Jo 20, 26-27). Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai. Maria é o caminho que nos leva a Jesus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.