Conforme a professora Alexandra Acco, do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mesmo que ainda existam questões sem respostas sobre a Covid-19, a ciência desvendou dilemas fundamentais acerca da doença até o momento.
Com objetivo de reconhecer as descobertas realizadas por pesquisadores durante a pandemia, os professores da UFPR responderam novamente a dúvidas enviadas pela sociedade em março e em abril do ano passado. Os esclarecimentos dos cientistas agora têm base em novas informações sobre o coronavírus, que ainda não eram conhecidas na época em que as perguntas foram elaboradas.
A ação faz parte da série de reportagens Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola UFPR, que busca aproximar a população do conhecimento produzido nas universidades. Além das questões levantadas em 2020 acerca do uso de máscaras, vacinas, contaminação de pets e outros temas, essa edição conta com novas perguntas sobre a pandemia.
De acordo com Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR, o conhecimento científico acumulado durante décadas permitiu que o mundo estivesse preparado para enfrentar a pandemia.
Contudo, ele aponta que os atrasos nos sistemas de testagem, no desenvolvimento de vacinas e formas de terapias para os doentes no Brasil ressaltam a falta de investimento em ciência no país. “Espero que a forma como o mundo enfrentou a Covid-19 possa indicar aos nossos governantes que o investimento em ciência é fundamental e nos deixa preparados para quaisquer desafios que venham pela frente”, reconhece.
“Vivemos um desafio sem precedentes, mas avançamos muito. O desenvolvimento das vacinas foi acelerado e, em menos de um ano, temos várias vacinas em uso e outras tantas em fases finais de testes. Algo que só a ciência é capaz de proporcionar”, complementa Patrícia Dalzoto, professora do Departamento de Patologia Básica da UFPR, uma das pesquisadoras responsáveis por esclarecer as dúvidas da sociedade.
Assim como a professora Patrícia, participaram dessa edição do Pergunte aos Cientistas os professores Breno Beirão, também do Departamento de Patologia Básica da UFPR; Alexandra Acco, do Departamento de Farmacologia; Vânia Vicente, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Douglas Adamoski, do Departamento de Genética da Universidade; Sônia Raboni, do Setor de Ciências da Saúde; Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária; e Bernardo Montesanti de Almeida, médico do Serviço de Epidemiologia Hospitalar e da Unidade de Urgência e Emergência Adulto do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
Na próxima matéria da ação, os cientistas responderão perguntas da sociedade sobre novas variantes do coronavírus. Para participar, o remetente pode enviar sua dúvida até o dia 9 de junho para o e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com ou para as redes sociais da Agência Escola (Instagram, Facebook e Twitter). Na mensagem, deve também informar seu nome completo, idade, profissão e cidade onde reside.
Texto produzido pela Agência Escola da UFPR
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.