Coisas pra fazer antes dos dez anos: brincar, sonhar e até superar um câncer

Coisas pra fazer antes dos dez anos: brincar, sonhar e até superar um câncer Foto: @fotos_dione_eliza./Arte: Leila Lis

Brincar com os amigos, ir à escola, aprender a escrever. Tudo isso faz parte da lista de coisas a fazer e viver na primeira década da vida. Para Laura Pardin, que tem apenas nove anos e já muita história pra contar. Um dia, ela quer ser modelo, atriz, professora e pediatra. Parece muita coisa, mas para a menina de Paranavaí (PR), que já venceu um câncer, serão apenas algumas das suas conquistas.

Afinal, ela aprendeu muito cedo o poder da determinação, especialmente quando se soma à fé. Desde pequena, Laurinha sonha alto e encanta quem troca algumas palavras com ela e descobre seus tantos gostos, como por músicas de Marília Mendonça, Roberto Carlos e até Balão Mágico.

Essas canções são ouvidas enquanto brinca no celular e assiste aos vídeos, embora não goste de, tantas vezes, só poder ter essa distração. Ela queria mesmo é brincar com os amigos e ir à escola, mas o tratamento de saúde, há alguns anos, requer cuidados de gente grande.

 

A descoberta do câncer

A história de Laurinha não foi fácil. A descoberta da doença veio após meses de dores de cabeça, tonturas e enjoos. Para sua mãe, Cristiane Pardin, de 39 anos, a notícia foi devastadora. “Ali meu mundo acabou. Pedi a Deus pra médica ter lido errado o exame”, relembra ao contar como o câncer foi descoberto, após os primeiros exames passados por um neuropedriatra e explicados pela médica que estava de plantão no pronto atendimento quando a filha passou mal mais uma vez.

Quando o tumor foi descoberto, a família procurou um hospital de referência em Curitiba (PR), onde Laurinha fez a cirurgia e passou três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem reagir. Depois de apresentar uma melhora e ir para o quarto, novas batalhas começaram, pois a biópsia mostrou que o tumor era maligno e poderia “aparecer” em outros locais, o que aconteceu.

Por isso, foram mais dois anos de sessões de quimioterapia, acompanhamento e exames constantes, além de muitas restrições, inclusive financeiras.

“Aprendi a cuidar da minha filha com uma força que desconhecia possuir”, conta a mãe.

Mas, apesar de todas as adversidades, a esperança foi também persistente. A fé em Deus e as orações da comunidade fortaleciam a família. A menina passou a precisar se alimentar por meio de sonda e a sua alimentação tem alto custo. Esse foi um grande obstáculo enfrentado pela família, que passou a contar com apoios essenciais para a continuidade do tratamento, como do Apoio à Criança Com Câncer (APACN), que é parceira da Associação Evangelizar É Preciso. A instituição possibilitou a estadia da família na capital paranaense para que o tratamento fosse realizado.

Fotos: @fotos_dione_eliza./Arte: Leila Lis

A evolução

Aquilo que parecia não ter fim ganhou um novo capítulo de alegria em janeiro de 2024: o tumor “sumiu”. O tratamento de quimioterapia, que precisa continuar, agora está mais leve que antes e Laurinha anda animada com a vida. O dia que soube da notícia, como ela conta, foi o mais feliz da sua vida, mas não o único. Outro dia, quando foi a uma loja de atacados fazer compras, também ficou na memória. Afinal, ela adora ganhar presentes e ter muitos brinquedos também é um dos objetivos da sonhadora Laurinha.

Seus dias, mesmo nas fases de maiores provações, são cheios de cores, pois ela conta com apoios que considera especiais. Alguns deles são o passarinho Dora, que é seu bichinho de estimação; a irmã mais velha, Alessandra, a pessoa que mais a inspira; a melhor amiga, Júlia, que desde cedo mostra o valor da amizade; e a mais importante, sua mãe.

“Minha mãe é maravilhosa, linda, eu amo e ela é tudo”, diz Laurinha sobre Cristiane.

Para a mãe, a filha tem ensinado muito, principalmente a ser forte. Ela também sente o poder da união de todos ao redor: família, amigos, instituições caritativas e poder público pelo bem de uma criança que tem muitos sonhos a realizar enquanto é exemplo do amor e da esperança.

Laurinha com a família./Foto: acervo pessoal.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Edgar Soares Nem
    Graças a Deus que está se recuperando!
  • Helena do Rocio Santos Makoski
    História de muita fé e superação e união, oração
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    História de fé e superação! Que Deus te abençoe sempre Laurinha!🙌🏼
  • Márcia Maria
    Que história linda muito expiradora e que sofrimento foi para está menina mas que no fim eu venceu🙏🙏🙏🙏🌻🌻💯💯♥️
  • Emília Maria Martins Sampaio de Pina Ferreira de Oliveira
    Uma história que comove e ao mesmo tempo de Fé e grande devoção. Que Jesus nas SUAS SANTAS CHAGAS cure a Laurinha e é que poss "a ter uma vida normal igual à de tantas crianças.
  • Margarida Maria Alacock Rodrigues
    A FE,o Amor,eu poderia colocar aqui,história de superação,mas é também,ACIMA de tudo,E o NOSSO DEUS QUE TUDO PODE,DEUS DO IMPOSSIVEL,JESUS DAS SANTAS CHAGAS,VAMOS FAZER ECOAR,ESTE TESTEMUNHO.TOCA O SINO.
  • Isabel Cristina Kruger
    Uma lição de vida, muito obrigada por lembrar e compartilhar comigo equipe Evangelizar
  • Maria de brito
    História de amor,fortalecimento e fé.
  • MARCOS MACHADO REBULI
    Boa noite. Deus é Misericordioso o tempo todo. Que história emocionante Clarinha. O que o amor e a fé fazem com nós é impressionante. Estou encantado com tanta determinação nesse anjo em forma de menina,de superar e sonhar. Quem sonha entrega confiança e espera,Deus está trabalhando. Lindo, GRATIDÃO SENHOR
  • Tatyana Casarino
    Linda e inteligente a Laurinha. Que Deus a abençoe! Ela vai realizar tudo o que sonha.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.