Como a saúde mental afeta a saúde física?

Como a saúde mental afeta a saúde física? Foto: freepik
Por Alice Lima

Supervisão: Maíra Gioia

Já parou para pensar como o seu estado mental pode influenciar na sua saúde física? Aquele nó na garganta durante uma discussão ou a sensação de cansaço extremo após um dia estressante são sinais claros da íntima conexão entre mente e corpo. A psicóloga, professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente docente do Programa de Mestrado em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti, Denise de Camargo, explica: “todas as emoções têm um substrato fisiológico, elas afetam o corpo das pessoas”. A conexão entre o estado emocional e físico é tanta que, segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) feito nas Américas, o Brasil é o segundo país que mais perde expectativa de vida por conta de transtornos mentais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Foto: freepik

Quais são os sintomas?

O psiquiatra e professor supervisor de residentes no Hospital de Clínicas da UFPR, Marco Bessa, conceitua a saúde mental como uma soma entre fatores psicológicos e fatores ambientais: trabalho, segurança, relações pessoais e familiares. Dessa forma, desequilíbrios em qualquer lado dessa balança podem gerar uma série de problemas, desde dificuldades cognitivas até doenças crônicas. Uma das primeiras áreas a ser afetada é a cognitiva, que afeta interfere na atenção, problemas de memória e planejamento da vida.  Distúrbios do sono, como insônia ou hipersonia, também são sinais de alerta, contribuindo para o cansaço, irritabilidade e falta de foco. Além disso, o corpo reage ao estresse emocional de diversas maneiras, incluindo alterações no apetite; a perda ou ganho de peso em excesso pode desencadear problemas de pressão alta, diabetes e aumento do colesterol.

Foto: freepik

Denise destaca a forte ligação entre o psicológico e o sistema digestivo. Segundo ela, o estresse tem efeitos físicos graves.

“A gente sabe hoje que ataques cardíacos e derrames são propiciados por estados de estresse, ansiedade, depressão. Tem uma relação direta com o estado psíquico das pessoas”, afirma a psicóloga.

A lista de problemas físicos é longa e exemplifica o estado clínico da saúde humana: a mente interfere no corpo e o corpo interfere na mente.

Quando é hora de procurar atendimento? 

Recomenda-se procurar atendimento psicológico a partir do momento em que a saúde mental passa a  interferir na vida cotidiana, seja no trabalho, estudos, relações pessoais ou parentais. É importante salientar também que os sintomas citados anteriormente não são gerais, cada caso é singular e necessita ser analisado por profissionais da área. O atendimento psicológico pode ser acessado através de planos de saúde particulares ou pelo SUS, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o atendimento pelo SUS deve ser buscado preferencialmente nas unidades de saúde. Em casos de emergência, disque Centro de Valorização da Vida (CVV) ou ligue através do 188; a ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ivani Xavier de Lima
    Materia muito boa, corpo e alma em sintonia nos leva ao bem estar.
  • Weslei de lima
    Muito oportuno e verdadeiro. Serve de alerta para todos que estao a desejar uma vida saudavel e feliz.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.