Como as famílias podem incentivar homens em relação a exames preventivos no Novembro Azul

Como as famílias podem incentivar homens em relação a exames preventivos no Novembro Azul

Novembro começou e ele é Azul: mês dedicado à conscientização sobre a saúde dos homens. Embora a prevenção deva ser uma preocupação durante o ano todo, o período se destaca como ideal para abordar um tema essencial, que são os exames preventivos.

As famílias podem ter um papel fundamental ao incentivar, fornecer informações, esclarecer dúvidas e promover a educação sobre a prevenção de doenças, como o câncer de próstata, que é um dos principais focos do Novembro Azul.

Outra ideia, seguindo a recomendação da campanha de levar informações úteis e encorajamento, é mostrar outros homens que incentivam a prevenção e contam suas rotinas de cuidados, além de casos reais de quem recebeu o diagnóstico e fez o tratamento adequado. Apresentar os dados, contextualizados em uma conversa, também pode ser útil. E sempre combater o preconceito.

Para começar, diferentemente do que alguns ainda podem falar, o exame de próstata não afeta a masculinidade do homem e é um exame sigiloso (apenas o médico e o paciente saberão que ele foi realizado).

O médico urologista João Vitor Santos, que atua na Rede Ebserh/MEC, explica que câncer de próstata é uma doença extremamente comum e que tem um percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início.

O profissional explica que são fatores protetores os hábitos de vida saudáveis, como atividades físicas, alimentação saudável, exposição ao sol de forma segura para elevar os níveis de vitamina D e vida sexual ativa, com relações seguras.

Mais informações sobre câncer de próstata

Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente entre os homens e a segunda maior causa de óbito pela doença nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos.

Em sua fase inicial, não apresenta sintomas. Seu crescimento é lento e apenas começa a gerar sinais quando já envolve grande parte da próstata ou causa metástases. Nessa fase, os principais sintomas são: alteração do jato de urina (jato fraco, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, levantar muitas vezes a noite para urinar), sangue na urina e dor nas costas (principalmente na região lombar baixa – sítio comum de metástases).

De acordo com o Inca, a prevenção e o diagnóstico precoce são grandes aliados para reduzir o número de casos graves e aumentar o de cura. Os homens devem começar a fazer exames preventivos para o câncer de próstata a partir dos 50 anos, de acordo com as recomendações Inca. No entanto, a idade pode ser reduzida para 45 anos em casos de histórico familiar da doença, especialmente se um parente de primeiro grau (pai ou irmão) foi diagnosticado com câncer de próstata antes dos 60 anos.

As recomendações do Inca sobre o câncer de próstata incluem:

  • Consultas de rotina: homens a partir dos 50 anos devem realizar consultas regulares com um urologista ou médico de família para discutir sua saúde geral e avaliar a necessidade de exames de rastreamento.
  • Exame de toque retal: o exame de toque retal é uma parte importante do rastreamento do câncer de próstata, pois permite ao médico sentir a próstata em busca de alterações suspeitas.
  • Exame de Antígeno Prostático Específico (PSA): o exame de sangue PSA é usado para medir os níveis do antígeno prostático específico no sangue. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de alterações na próstata, mas não necessariamente câncer.
  • Biópsia: se os exames de toque retal e PSA indicarem possíveis alterações, o médico pode recomendar uma biópsia para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.