Como combater o ateísmo

Como combater o ateísmo

Quero acreditar, mas não sei o caminho” – Como combater o ateísmo e a incredulidade.

Será que é possível não acreditar em nada? Para Guilherme*, jovem de 21 anos, só é possível acreditar no que está aos seus olhos e de modo material. Apesar de ter sido batizado na Igreja, afirma que a família apenas cumpriu a tradição pelas origens católicas italianas, mas não existe na rotina da casa práticas como orações.

O rapaz, que hoje é estudante universitário, diz que só tem fé no próprio esforço, ainda que não saiba explicar de onde sua força vem. Ateu, atribui sua descrença a falta de contato “real” com a espiritualidade e aponta erros de religiões como justificativas.

Mesmo o rapaz que afirma ser ateu diz que seria bom acreditar em Deus, mas entende que é algo que “ou se sente ou não sente” e não teria como passar a sentir. Para o Padre Reginaldo Manzotti, porém, existem passos para se libertar do ateísmo e da incredulidade. Esse caminho não está apenas em ir à Missa aos domingos e fazer confissões esporádicas.

*nome fictício

Como vencer a incredulidade

  • Leia a Palavra de Deus com reflexão.
  • Rejeite e não embarque em pensamentos contrários à fé.
  • Busque grupos de oração e discussão da Palavra.
  • Converse com pessoas que têm fé e escute suas experiências.
  • Ainda que não totalmente crédulo, comece a orar e busque acreditar.

São Tomás de Aquino, filósofo, teólogo e padre dominicano, declarado santo pelo papa João XXII, buscou utilizar a filosofia greco-latina clássica (sobretudo ensinamentos de Aristóteles) para compreender a revelação religiosa do cristianismo.

Ele esclarece as provas da existência de Deus por cinco vias que levam ao encontro de uma fonte transcendente: o movimento das coisas no mundo, que não seria possível sem a ação de um “primeiro motor”; a cadeia de acontecimentos, resultado obrigatório de uma “causa primeira”; a contingência em si, a qual, inevitavelmente, é precedida por um “fato necessário”; os graus variáveis de perfeição, relacionados a um “grau máximo” do qual os outros graus estão mais ou menos próximos; a finalidade implícita naquilo que ocorre ou não, sugerindo a existência de um “governo” por trás de tudo (Suma teológica I, q. 2, a.3).

 “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta” – Isaac Newton.

Além do que se vê

É muito comum entre ateus e agnósticos a ideia de só acreditar no que vê. Essa ideia não surgiu na modernidade. O próprio apóstolo de Jesus Cristo São Tomé queria provas materiais da ressurreição e da assunção de Maria aos céus.

Segundo a psicóloga Bianca Soprana, que também estuda e trabalha a questão da espiritualidade, a fé é muito mais espiritual que lógica. “Quem tem fé sabe o que sente. Quem não tem não consegue compreender exatamente de que se trata quando alguém fala da sua”.

O Padre Reginaldo Manzotti explica que a fé não é um simples conjunto de ideias e códigos morais, mas um encontro com a pessoa viva de Jesus. “É um esforço de intimidade”, disse o Sacerdote.

Dificuldades enfrentadas pelos ateus

  • Como não acreditam em Deus, as bases da moral divina não lhes servem e correm o risco de se perder no certo e no errado tomando como base apenas o plano material.
  • Não sabem a quem recorrer.

Ateísmo x Agnosticismo

A principal diferença entre ateu e agnóstico é que o primeiro não acredita na existência de Deus e o segundo não acredita nem desacredita, mas afirma que não é possível ter certeza e, portanto, não há como afirmar que Ele existe.

Oração a São Tomé

“Ó, Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora, meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!
São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.
Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marcus
    "Como não acreditam em Deus, as bases da moral divina não lhes servem e correm o risco de se perder no certo e no errado" Isso não faz sentido por dois motivos. Países com mais ateus tem menor criminalidade, e a História da Igreja mostra que pessoas que crêem em Deus torturaram, mataram, queimaram gente viva e apoiaram a escravidão.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.