Como renovar sua espiritualidade e se aproximar de Deus

Como renovar sua espiritualidade e se aproximar de Deus
Nos dias agitados em que vivemos, sempre correndo para dar conta de todos os compromissos, tarefas do trabalho e domésticas, e ainda encontrar tempo para cuidar da família, muitas vezes deixamos um pouco de lado os nossos momentos com nós mesmos, nossas reflexões e orações.
Renovar nossa espiritualidade é fundamental para encontrarmos força para enfrentar os desafios do dia a dia, além de nos ajudar a ter paz, propósito e equilíbrio interior. O encontro pessoal com Deus é essencial para uma vida plena de propósitos e significado. 
Essa renovação espiritual, porém, passa por um processo bastante pessoal, já que cada um possui suas próprias crenças, valores e práticas espirituais.
No entanto, para a Igreja Católica, seguir alguns preceitos cristãos pode ajudar a renovar a nossa espiritualidade.
A oração é sempre um forte meio de comunicação com Deus. Reserve seu tempo diariamente para rezar, seja para expressar gratidão, compartilhar preocupações ou buscar orientação espiritual. A oração fortalece o relacionamento com Deus e ajuda a renovar a espiritualidade.
 

Pausa para se reaproximar de Deus

Tente encontrar um espaço no seu dia para se dedicar à reflexão e ao autoconhecimento: tire um tempo para refletir sobre seus valores, sua espiritualidade e sobre a força de sua fé. Conhecer a si próprio é fundamental para o crescimento espiritual.
Uma recomendação cristã para quem busca renovar a espiritualidade é praticar as virtudes da devoção a Jesus das Santas Chagas: caridade, mansidão, fé, esperança e humildade. Para saber um pouco mais sobre essas virtudes, baixe o e-book “A Devoção de Cura e Libertação para ter em nossos corações – Jesus das Santas Chagas”. 

 

Virtudes que renovam a espiritualidade

Caridade

Não é somente o gesto de doar algo. Trata-se do amor de Deus que existe em nós e se transforma em gesto concreto. A caridade indica também o amor com o qual nós amamos a Deus.

Mansidão

É brandura e suavidade na índole e na maneira de se expressar e faz parte da temperança. A mansidão emana do amor-caridade e é adquirida com o esforço contínuo, fruto da condição de sentir-se amado por Deus. É uma faculdade psíquica e espiritual que nos propicia ter controle sobre nossas emoções e no trato com outras pessoas, mantendo-nos serenos em situações de conflito. 

É a adesão pessoal do homem a Deus, o consentimento livre a toda a verdade que o Pai revelou. A nos leva a buscar e a conhecer Deus, pois é preciso conhecer para crer.

Esperança

É incorporada por Deus à nossa alma. É pela esperança que temos a certeza da ajuda divina e de que alcançaremos o céu. Ela está diretamente ligada à fé, pois nos leva a acreditar em algo que ainda não vemos, mas que no futuro acontecerá. É o que nos dá forças para recomeçar sempre que sentirmos o Inimigo tentando nos puxar para trás.

Humildade

Como toda virtude moral, a humildade pode ser buscada, trabalhada, aperfeiçoada. Ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual. Ser humilde não é depreciar-se. Ao contrário, é valorizar a obra de Deus em nós. A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria e não em busca de honras.
 
  • Fonte: E-book “A Devoção de Fé e Libertação para termos em nossos corações – Jesus das Santas Chagas”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Raiane
    Tava precisando dessa ajuda,era o que eu precisava ouvir
  • Tatyana Casarino
    Perfeito o texto! Amei ver a explicação das virtudes. Fico feliz com a referência aos meus textos por aqui também. É essencial buscar a Deus dentro de nós, pois esta busca é a base de toda a nossa força no dia a dia diante das tarefas práticas da vida. Rezar o terço diariamente é um bom começo.
  • Clara Medeiros
    Muito bom texto.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.