Como ser mais feliz no trabalho em 2023?

Como ser mais feliz no trabalho em 2023?

Para muitas pessoas, é somente em fevereiro que o ano, de fato, começa. E lá vem a vibe de um novo ano, novo ciclo, que inspira muitas reflexões e planos de mudança. Ao fazer metas e desafios anuais, nos direcionamos a pequenos planos que queremos melhorar individual e coletivamente, planejamos e organizamos nossas finanças e, por vezes, estabelecemos desafios profissionais. Nesse contexto, algo que não se deve esquecer é: a busca pela felicidade. E como ser feliz em 2023 no lugar que muita gente passa a maior parte do dia, que é o trabalho?

Preparado para começar essa busca?

 

Posso ser feliz no trabalho?

Seria aconselhável procurar felicidade no trabalho? Não seria esse um passo a mais para encontrar a frustração, já que essa é apenas nossa forma de ter sustento? Nosso colunista, educador executivo, consultor em gestão e mentor de liderança, Veridiano Andrade, pontua que assim como tudo o que fazemos na vida, o trabalho deve ser algo que nos traz satisfação e realizações.

 “A felicidade virá se encararmos o trabalho como um dos meios para buscarmos a nossa felicidade, pois ela é composta de muitas outras coisas, como: saúde física e mental, relacionamentos saudáveis e sabedoria divina. Se conseguirmos equilibrar isso, podemos trabalhar em um lugar que proverá recursos materiais necessários e sermos felizes”, considerou. 

Tão importante quanto buscar esse equilíbrio é identificar e viver a alegria da rotina do trabalho. Muitas vezes caímos na dúvida sobre ser utópico ou não buscar esse sentimento no trabalho ou na profissão. 

Vamos tentar, vamos fazer acontecer!

 

Ser feliz  no trabalho depende dos objetivos

A dica de Veridiano é: antes de pensar no emprego como um promotor de felicidade, ele deve ser visto como um local no qual exercemos nossas profissões e que estas profissões constroem nossas carreiras. 

“Estas, sim, podem fazer-nos felizes, pois somos responsáveis por construirmos carreiras que nos trazem a felicidade. O ambiente nós devemos escolher conforme nossos valores e objetivos como propósito de vida”, aconselha o profissional. 

Ao ter essa consciência e condição clara em nossas mentes, nos tornamos mais leves naqueles períodos em que precisamos atuar em funções que não estão próximas de sonhos. As funções são posições momentâneas, assim como os empregos. 

“Se não estamos satisfeitos com o que estamos fazendo, devemos procurar nos desenvolver para buscar fazer algo que nos realize e faça parte da construção da nossa carreira. A função é um tijolo que assentamos na construção da nossa carreira e essa, sim, deve nos proporcionar momentos felizes, na função e local de trabalho”. 

 

É uma construção para encontrar a felicidade: já começou a sua?

 

Até os momentos difíceis são aprendizados

Quando estivermos passando por esses momentos que estão distantes de nossos sonhos profissionais, devemos ser vigilantes e lembrar sempre que nosso trabalho não nos define inteiramente, mesmo sabendo que passamos lá a maior parte de nosso tempo

“Podemos tirar muitos proveitos do trabalho como, por exemplo, aprender a gerir nossas finanças, a se relacionar com diversidade de cultura e realidades de vida, a ter disciplina, a sermos contrariados e muitos outros aprendizados, já que as empresas são feitas de gente e tem coisas boas e coisas ruins, como em tudo na vida. Temos que aproveitar os aprendizados e o que não nos serve para aprender a não fazer. Mas nunca nos definir”, alertou Veridiano. 

 

 

Se ser mais feliz no seu trabalho é uma das suas metas ou desafios de 2023, leia, salve, anote e reflita sobre as dicas abaixo, dadas por nosso colunista, com a consciência também de que cada uma delas serve para todos os dias da vida.

  1. Invista no seu autoconhecimento;
  2. Seu autodesenvolvimento é que irá fazer você construir a sua carreira;
  3. A profissão é passageira e a carreira é eterna; 
  4. Planeje sua carreira de forma consistente; 
  5. Execute o seu planejamento de carreira, um passo de cada vez;
  6. Peça a Deus e ao Espírito Santo que sempre ilumine suas decisões. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Claudia Vedovato
    Muito obrigada, excelente conteúdo e realmente algo a se refletir, muito obrigada.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.