Como ter mais fé no dia a dia?

Como ter mais fé no dia a dia?

“Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11,6).

Quanto mais o indivíduo confia nos propósitos e mensagens de Deus, mais ele crê nas coisas dEle. E essação de crer pode ser traduzida como a fé.

A fé também pode ser descrita como uma esperança, oriunda da promessa da vida eterna e do perdão. No Catecismo, na primeira parte em que se trata sobre a profissão da fé, temos: “o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador”.

 

É possível desenvolver a fé e estar conectado com os propósitos de Deus o tempo todo?

Como indivíduos, em alguns momentos a fé pode ser diminuída, por isso, para que ela retorne, o conhecimento e os ensinamentos do Senhor ajudam no percurso. O próprio livro do Catecismo fala sobre isso, ao afirmar que “a fé é um dom gratuito de Deus ao homem. Mas nós podemos perder este dom inestimável”.

A catequista Elizabeth Aparecida Carneiro Mantai explica que é possível, sim, desenvolver a fé e estar mais conectado com os propósitos de Deus. Para isso, é necessário ter um comprometimento com o Criador, alimentando-se das Palavras Sagradas, ir à igreja, participar da comunidade e estar em sintonia com Deus pela liturgia, conhecendo a história da salvação.

“Também precisamos trazer para a nossa realidade como Jesus agiria hoje. A fé também é entregar todos os dias a vida aos cuidados de Deus”.

 

A fé precisa ser cultivada

Sirlei Maria Lúcio, também catequista, complementa a resposta de Elizabeth, ressaltando que a fé precisa de cultivo e cuidado. “A Bíblia nos dá a direção, nos fornece pistas do que é ter fé e de como ela age em nosso viver diário. Abastecer-se da Palavra de Deus nos fortalece, é alimento para a alma”, completa.

As palavras de Sirlei mostram o caminho para o fortalecimento dessa virtude no dia a dia, especialmente porque é comum, diante de grandes desafios, o afastamento dessa essência.

“Os percalços da vida, as dificuldades, as lutas cotidianas podem nos fazer esmorecer, mas ao nos aproximarmos de Deus por meio de nossas orações, a chama da fé não apaga. Esses desafios nos ajudam a crescer na fé, olhando ao redor e vendo as maravilhas do Criador. Isso nos faz compreender que tudo é possível”, reforça Sirlei.

 

É preciso ouvir os ensinamentos de Deus

Nos ensinamentos do Catecismo, a fé é explicada como a busca pela compreensão. Sendo assim, para fortalecê-la, tem-se como objetivo conhecer melhor Aquele em quem acreditamos e compreender melhor o que Ele revelou. Esse conhecimento precisa ser profundo.

Assim como é fundamental cultivar a fé, também é preciso parar e ouvir o que Ele tem a nos dizer. Portanto, estar aberto a ouvir, mesmo que não seja o que “gostaríamos” de escutar. Por isso, Elizabeth ensina a acreditar no invisível e acreditar na força extraordinária que emana de Deus. Essa relação passa pelo ouvir e também sentir os ensinamentos de Jesus, conhecendo e entendendo o quanto Ele nos ama e quer o nosso bem.

“A cada milagre, a cada parábola, nos passos da história do povo de Deus e de Jesus, somos fortalecidos. Elas nos mostram que é possível, que é bom e que faz bem ter fé. Ouvir os ensinamentos nos ajuda a viver a cada dia que começa”, comenta Elizabeth.

 

A fé vem de dentro ou é uma decisão?

A resposta para essa pergunta é: ambas as coisas. A fé vem do interior de cada um, mas também é uma decisão individual. Isso porque, é necessário conhecer para ser.

“Não podemos afirmar que temos uma fé madura, ou que somos fortes na fé se não conhecemos de onde vem e de como colocá-la em prática. Jesus nos ensina “ide pelo mundo”, e é por meio dos ensinamentos que recebemos que podemos transmitir a fé que professamos”, afirma Elizabeth.

Sirlei complementa destacando que ter fé é ter esperança, acreditar em uma mudança que vem de dentro. A crença em Deus é invisível, ultrapassa os sentimentos humanos.

“É a firme convicção de aderir ao projeto de Jesus, é a decisão de se ter um novo modo de ser e de viver, de colocar em prática as promessas da Sagrada Escritura, ouvir o que Deus fala e fazer. A fé é o sentir o que vem do nosso coração e o decidir ser movido por ela”.

 

A fé como decisão

No Catecismo, é explicado que a fé, antes de mais nada, é uma adesão pessoal. “Ao mesmo tempo, e inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade revelada por Deus. Enquanto adesão pessoal a Deus e assentimento à verdade por Ele revelada, a fé cristã difere da fé numa pessoa humana. É justo e bom confiar totalmente em Deus e crer absolutamente no que Ele diz. Seria vão e falso ter semelhante fé numa criatura”.

 

 

Há vários exemplos da fé como uma decisão dentro da Bíblia, como as histórias de Abraão, Maria, José e Raquel, além dos exemplos de Santos e Mártires, como Santa Teresinha, Dom Bosco, entre outros. São essas histórias que podem inspirar você a ter mais fé no seu dia a dia. 

Adote a fé como uma decisão e motivação na sua rotina. A experiência será, sem dúvidas, enriquecedora. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.