A forma de receber a Eucaristia pode gerar dúvidas entre os fiéis: é correto comungar de joelhos ou em pé? Na mão ou diretamente na boca? A Igreja permite diferentes posturas, mas recomenda sempre o máximo respeito e devoção ao Santíssimo Sacramento. Essa questão ganhou destaque quando o Papa Bento XVI retomou a prática de distribuir a Comunhão aos fiéis ajoelhados, uma tradição que havia se tornado menos comum após o Concílio Vaticano II.
Em 15 de junho de 2008, durante uma Santa Missa ao ar livre em Brindisi, na Itália, Bento XVI decidiu dar a Comunhão apenas a fiéis ajoelhados e diretamente na boca. O gesto reforçou sua visão sobre a importância da reverência ao Santíssimo Sacramento. O Papa já havia adotado essa prática anteriormente, como na missa de 22 de maio daquele ano, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.
Sobre o tema, Papa Bento XVI afirmou à época estar “convencido da urgência de dar novamente a hóstia diretamente na boca aos fiéis, sem que a toquem, e de voltar à genuflexão no momento da comunhão como sinal de respeito”.
No livro “Introdução ao Espírito da Liturgia”, escrito antes de seu pontificado, ele já destacava que a genuflexão diante da Eucaristia expressa uma atitude de adoração e reconhecimento da presença real de Cristo.
A Igreja, por meio da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), estabelece diretrizes sobre a postura dos fiéis ao receber a Comunhão.
Em 2018, Papa Francisco reforçou que a Igreja permite que os fiéis escolham como desejam comungar, desde que seja feito com devoção e respeito.
“O fiel se aproxima e comunga em pé com devoção ou de joelhos, como estabelecido pela Conferência Episcopal, recebendo o Sacramento na boca ou, onde é permitido, na mão, como preferir”.
Além disso, o Santo Padre enfatizou a importância do momento após a Comunhão.
“Nos ajuda o silêncio, a oração silenciosa. Prolongar um pouco aquele momento de silêncio, falando com Jesus no coração, nos ajuda tanto, como também cantar um Salmo ou um hino de louvor, que nos ajude a estar com o Senhor (…). Que a participação ao seu Sacramento seja para nós remédio de salvação, nos cure do mal e nos confirme na Sua amizade”.
Bruno Fernandes, Seminarista no Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró (RN), reforça a explicação.
“Sobre a posição de comungar, é uma orientação, na verdade. Em pé ou de joelho, isso vai muito mais do fiel, que é livre para receber a Eucaristia da forma como quiser, na mão, na boca, de joelho, em pé. Então, não tem uma obrigação ou um termo obrigatório da Igreja que diga ‘faça isso’”.
Caso o fiel opte por comungar de joelhos, o ideal é se ajoelhar com reverência e evitar movimentos bruscos que possam atrapalhar o fluxo da Comunhão. Se for comungar em pé, deve fazer uma inclinação de cabeça como sinal de respeito antes de receber a Eucaristia. Independentemente da forma escolhida, o mais importante é a disposição do coração ao receber Jesus na Eucaristia, reconhecer Sua presença real e se preparando espiritualmente para esse momento tão sagrado.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.