Transubstanciação: quando pão e vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo

Transubstanciação: quando pão e vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo Foto: Felipe Gusso

“E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26,26-28).

Como já escreveu Padre Reginaldo Manzotti, “a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. Jesus afirma que Ele é ‘o pão vivo que desceu do céu, ou seja, Ele nos diz que o Pai o enviou ao mundo como o alimento de vida eterna e por isso Ele vai sacrificar a si mesmo, a sua carne”.

A transformação do pão e do vinho que ocorre na Eucaristia é chamada de “transubstanciação”, como explicou Padre Ricardo Rubens, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Mossoró (RN) e professor de Dogmática na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte:

“Pela ação do Espírito Santo, através do rito sagrado que acontece pelos gestos e palavras do padre em comunhão com a comunidade orante, o pão e o vinho são transformados em corpo e sangue”.

O Sacerdote acrescenta que, embora os elementos mantenham suas características físicas externas, como o cheiro de vinho e o gosto de pão, a substância interna é transformada. Isso representa a presença real de Cristo, que se oferece como alimento espiritual para a Igreja, o povo de Deus, em sua peregrinação na Terra.

Significado Profundo

Zélia Cristina Pedrosa, integrante do Centro de Estudos Bíblicos, explica a importância desse momento para os fiéis. “A doutrina da transubstanciação é fundamental para a compreensão do significado da transformação das espécies na Eucaristia para a Igreja Católica”. Ela continua:

“O significado dessa doutrina é profundamente espiritual para os católicos. Ao receber a Eucaristia, os fiéis acreditam que estão recebendo o próprio Cristo de maneira sacramental. Isso não é uma mera representação simbólica, mas uma participação real no mistério da presença de Cristo na Eucaristia”.

A Eucaristia é o sacramento da unidade, une os fiéis católicos a Cristo e uns aos outros como membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Além disso, é considerada a fonte e o ápice da vida cristã.

Deus é indivisível, então em cada partícula do pão ou gota do vinho está Cristo por inteiro em corpo e sangue.

Como celíacos podem comungar

Pessoas que têm doença celíaca, condição autoimune crônica que resulta da intolerância permanente ao glúten, uma proteína presente no trigo e, portanto, no pão, também podem receber a Eucaristia.

Padre Heriberto Carneiro, Vigário paroquial da Paróquia de Santa Luzia, em Mossoró, explica a questão da participação de celíacos na Eucaristia:

“Somente se o fiel for totalmente impedido de comungar sob a espécie do pão, inclusive o pão parcialmente desprovido de glúten, pode comungar somente sob a espécie do vinho. Nesse caso, o celíaco deve adquirir um cálice exclusivo, igualmente, colocá-lo sobre o altar para que o vinho seja consagrado no momento propício”.

A Igreja Católica tem orientações específicas para lidar com a situação dos celíacos. Em 2003, a Congregação para a Doutrina da Fé emitiu uma carta que permitiu o uso de pão “sem glúten”, desde que seja produzido adequadamente e contenha os ingredientes nas proporções corretas estipuladas no documento. No entanto, o vinho não pode ser substituído, pois é parte essencial do Sacramento.

A Igreja busca garantir que todos os fiéis possam participar plenamente do mistério da Eucaristia e toda a vida de fé e em comunidade, com acolhimento e adequações das suas necessidades físicas. A pessoa que comunga só do vinho (em situações de exceção), não comunga só o sangue, mas o Cristo por inteiro. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria de brito
    Glória a Deus
  • Eliana Maria de Carvalho
    Todos os conteúdos do ide+ são muito esclarecedores e pertinentes para enriquecer cada dia nossos conhecimentos. Falar do corpo e sangue de Jesus me emociona bastante pois foi através dele que deu sua vida por nós que devemos respeitar o momento do mistério da eucaristia.
  • Giane Alves Nunes Brum
    Muito importante para nós sabermos mais sobre o q temos fé gosto muito de aprender sobre os ritos da religião católica pois ajuda a gente amar mais a Deus e respeitar mais as missas
  • Ana Clarine Damasseno
    Gostaria de oração para minha irmã que está com tomor no estômago
  • Tatyana Casarino
    A Eucaristia é maravilhosa. Sempre me emociono nesse momento. Para mim, encontro real com Cristo e fonte de cura espiritual. Desde a minha Primeira Eucaristia na infância, percebo o seu poder de cura interior. Na minha Paróquia, só davam o pão para os fiéis e, agora, estão dando o vinho também. Fico ainda mais emocionada.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.