Conheça a história do Tanque de Betesda

Conheça a história do Tanque de Betesda

As histórias de fé e os milagres feitos por Jesus são partes valiosas dos ensinamentos bíblicos que nos mostram o poder, a força e a misericórdia daquele que deu Sua vida por nós. Uma das passagens bíblicas marcantes traz ‘A cura do paralítico no tanque de Betesda’, episódio mencionado somente no Novo Testamento

Se você não lembra com clareza dessa narrativa, o IDe+ vai te ajudar: João 5, 1-15, compartilha um acontecimento ocorrido no famoso Tanque de Betesda, um local visitado por muitas pessoas enfermas e inválidas que buscavam, com esperanças, serem curadas quando as águas do tanque fossem agitadas. Essa agitação era causada por um anjo do Senhor.

O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Ali, naquele dia narrado por João, um homem de 38 anos, paralítico, se lamentava pois sua falta de mobilidade o impedia de ser ágil e conseguir ser o primeiro a entrar no tanque para receber a cura. Foi quando Jesus apareceu e mudou essa situação. 

“Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado, não é permitido a você carregar a maca”. (João 5, 6-10). 

Neste dia, Jesus nos mostrou, mais uma vez, sua bondade e amor. O relato bíblico mostrou que o paralítico não foi curado pelas águas milagrosas do Tanque de Betesda ou pela ação do anjo do Senhor, mas sim, pela graça de Jesus. 

 

Como era o Tanque de Betesda?

Para mergulhar na história, precisamos conhecer e entender um pouco mais sobre esse famoso local. E, para isso, é preciso sinalizar que esse episódio, por si só, já desperta muitas curiosidades dos leitores da Bíblia. Componentes como a localização atual de Betesda ou a agitação do anjo nas águas, despertam o imaginário.

Conforme o texto bíblico, o Tanque de Betesda era um reservatório de água que ficava próximo à Porta das Ovelhas, em Jerusalém.  Ele tinha cinco pórticos (varandas) em volta, onde doentes se reuniam e aguardavam curas milagrosas. 

E hoje, como está esse local famoso do cristianismo?

Em 1888, descobertas arqueológicas trouxeram novas narrativas a esse episódio: escavações feitas no nordeste de Jerusalém, nas ruínas do terreno da igreja de Santa Ana, apontaram um tanque que satisfaz as possíveis características do Tanque de Betesda. Trata-se de um grande tanque duplo.

Na descoberta arqueológica, a área total dos tanques alcançava cerca de 50 por 100 metros e, assim como no texto bíblico, havia cinco pórticos nesse tanque. Mas, o que mais chamou a atenção nessas escavações foi a presença de uma pintura desbotada na parede que mostra um anjo agitando a água. Para muitos historiadores e estudiosos, esse é um indicativo de que os primeiros cristãos já consideravam esse tanque como sendo o Tanque de Betesda.

Ainda hoje, não tiveram fim as discussões sobre a localização precisa do tanque, mas o local citado e encontrado nas descobertas arqueológicas é um espaço de visitação e peregrinação. 

 

Quais outras histórias marcantes do cristianismo foram vividas na região do Tanque de Betesda? 

A partir das descobertas e estudos arqueológicos, alguns estudiosos consideram que havia duas piscinas nas proximidades do Templo: uma piscina seria o tanque de Betesda, próxima à porta das ovelhas; e a outra seria o tanque de Siloé, junto ao jardim. Segundo eles, as duas piscinas estariam ligadas a uma fonte de água intermitente, responsável por alimentar os reservatórios. 

Em outro texto bíblico, também do livro de João, Jesus curou um homem cego de nascença e o mandou se lavar no tanque de Siloé.

“E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi”. (João 9, 7-11). 

Assim como no episódio do Tanque de Betesda, foram as palavras de Jesus Cristo as responsáveis pelo poder de cura, e não as águas do reservatório. 

Você também pode gostar de saber como está Nazaré, cidade em que Jesus viveu muito tempo. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Angela Gouvea
    Há estudo que indica que esse lugar era um tanque pagão dedicado ao deus Asclépio. A helenização de Jerusalém era muito forte e esse lugar recebia pessoas doentes inclusive judeus a procura de cura pelo deus da saúde e bem estar, diferente do tanque de Siloé que era parte do templo de Jerusalém e fora citado por Jesus na cura do cego
  • Cesar Augusto
    Bom dia eu gostaria de saber se a água ajeitada era um evento que as aguas termais subterrâneas ,esguichava ali
  • Cesar Augusto
    Muito bom
  • CLAUDIONOR Mendes da Silva
    Muito bom
  • Augusto Barros
    Muito bom,
  • Isaías da rocha coutinho
    Gostaria de saber se esse lugar onde está o tanque era da família de Jesus Cristo.
  • JULIO CESAR PEREIRA DO NASCIMENTO
    Olá faltou mais um pouco de informação bom vou buscar um pouco mais de conhecimento sobre esta lugar ficou um pouco vago as informações ...
  • Cláudio de Oliveira soares
    Bem explicado
  • Jorge cafunda
    Gostei do conteúdo muito obrigado . Que Deus ti abençoa. ❤💌
  • João Severiano
    Pude fazer uma reflexão no análise que naquela época,cada um cuidava de si, não estava em aí com a situação do outro, aparece Jesus com sua compaixão mostrando o exemplo de amor para com o próximo e curou o paralítico sem que pudesse fazer o sacrifício.
  • Sebastião Soares
    A Moral da história, é que não foi respondido a pergunta: havia ou não havia um anjo de fato e de verdade no tanque agitando as águas? Em relação aos outros enfermos que não foi curado é o seguinte: como é que os outros enfermos viram Jesus efetuando uma cura e ficaram de boca fechada; tinham que fazer com o cego de Jericó: Jesus filho de Davi,tenha misericórdia de mim.
  • Odair
    E um conteúdo muito rico Deus abençoe
  • Josefa dos santos Lopes
    A muito bom para. Apreender mas da Bíblia .muito obrigada
  • Eduardo Antonio Waller
    Muito interessante o artigo. Porém, sobre o tema, existe poucas informações e muitas dúvidas, inclusive sobre a origem da construção do Tanque de Betesda ter sido no primeiro Templo ou somente na reconstrução do segundo Templo. Outra dúvida que acredito ter relevância, é a localização dos Tanques em relação ao primeiro Templo, pois acredito que os poderes de cura do Tanque, possam ter relação com a geolocalização do primeiro Templo que foi construído sobre as ruínas do Templo de Enoque. Ou seja, a geolocalização dos Templos de Enoque, Melquesedeque e Salomão, não poderiam ser meramente por acaso.
  • Josiane Santana de andradr
    Muito bom estudo
  • Giuvaní
    Olá boa tarde! Achei interessante o estudo, tive mas uma visão ampla, do que eu pensava, hj mesmo pela misericórdia de Deus,estarei fazendo uma pequena saudação dessa passagem, na igreja onde eu congrego, aprendi muitas coisa, e mim despertou muitas coisas tbm. Jesus abençoe...
  • Álvaro Costa
    Bom dia.
  • Luciana Cardozo Da Silva
    Um conteúdo muito bom gostei ótimo estudo!
  • Waldemar Oliveira
    Comentário elucitativo
  • Uziel Santos Brito
    Textos reais e de grande relevância para a nossa vida espiritual.
  • Alceyr Viana. Batista chama viva.
    Não consigo imaginar JESUS curando um homem e virando as costas e indo embora deixando mts outros enfermos se debatendo entre sim p conseguir ficar próximo ao tanque p facilitar a entrada na água assim q o anjo a agitasse, imagino pessoas vendo o milagre q o homem recebeu e as atenções agr se voltaram p JESUS, pois viram a sua autoridade , acredito q houve mts outras curas naquele lugar naquele dia, q não foram divulgados , sabemos q mts milagres n foram contados pq n haveria papel no mundo suficiente.
  • Ronerio
    Bastante úteis para o meu estudo obrigado Gostei muito
  • Claudio da silva santos
    Porque Jesus só curou aquele homem paralítico 38 e não os outros que estavam enfermos?
  • Josefa dos santos Lopes
    Achei muito interessante eu ainda não tinha tido a curiosidade de saber sobre o tanque de Betesda, muito obrigada por esta,leitura educativa
  • Luiz Rosevelth Teixeira Moreira
    É interessante frizar que a multidão entravam em uma porta que dava acesso ao templo principal onde só tinha pessoas bem vestidas, saudáveis, pessoas com suas famílias acompanhados, etc, mas Jesus ele entrou em uma porta que dava acesso ao tanque de betesda, onde só tinha gente enfermo, era aleijados, cegos, mancos, copos, pessoas que eram colocados lá pelos familiares e largados a própria sorte, vivemos tempos semelhantes, Jesus não se encontra em locais de holofotes não, ele entra na casa dos necessitados, onde tem pessoas conscientes de que são dependentes do bom pastor.
  • Divino Pereira dos anjos
    Não tenho conhecimento que Senhor Jesus chamou o de paralítico, o verso de número cinco diz,estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos , antes do Senhor naascer, homem ja estava enfermo poderia ter uma outra doença, menos paralisia, pois o mesmo disse (enquanto eu vou desce outro antes de mim.
  • Rogério Sampaio carneiro
    A minha dúvida é a infermidade. A bíblia não fala que ele era paralítico. Muita gente deduz o versículo 8.
  • Marivaldo Fernandes de Souza
    Gostei ao ler essas informações pude imaginar qtas pessoas enferma a esperide um milagre,que sorte daquele homem que foi escolhido por jesus e ser curado por ele,ao ler vi que abriu se um leque me enriquecendo ainda mais na mensagem...
  • Filipe
    Muito bem explicado Meus parabéns pelo seu trabalho Estava com algumas dúvidas do local e me ajudou muito
  • Valfredo carvalho Sampaio
    Muito bom eu ,queria saber mais sobre o anjo que descia e movimentava as águas,aí tem um mistério, alguns estória dores afirmam que eram um mover natural,eu quero tira as minhas dúvida
  • Cleyton viana
    Bom dia o deus pagão que os romanos adoravam chamava Asclépio, e a picina de águas que os romanos fizeram eram do lado de fora dos portões ou portas,la dendro proximo á porta das ovelhas estava sim o tanque de Bethesda e a biblia diz quebo anjo do Senhor descia sim e movimentava ás águas.
  • MATHEUS OLIVEIRA SILVA
    Na verdade não havia decida de nenhum anjo ali e sim uma crença pagã ao deus esculapio o deus da medicina por isso havia essas "curas " e Jesus foi ali pra acabar com aquela crença e mostrar que somente ele Jesus filho do Deus altíssimo é quem cura , que liberta é salva...
  • Rubney henrique De Souza
    Interessante! bom . essas descobertas....
  • Conteúdo muito precioso!!
    Conteúdo Muito precioso!!
  • Bruno Clemente Domingos
    .acho possível sim a história do tanque de Betesda mas acredito que o autor contou pela metade ,pois não é verossímil que somente um enfermo pudesse ser curado pela graça de Deus porque essa economia de bênçãos
  • Joseney mangabeira de Aguiar
    Muito proveitoso
  • Jorge Malengue
    Muito bom 😊 Deus seja louvado pelo conteúdo 🙌🙏
  • Sandro Barcellos Fernandes Rodrigues
    Conteúdo um pouco evasivo. Não disse que talvez a agitação das águas poderia ser feita por uma abertura de válvula para normalizar o volume do outro tanque, ou mesmo do reservatório. Eu escrevi " PODERIA", seria uma explicação mais lógica para a agitação das águas. Visto que este dispositivo parecido com uma válvula de escoamento foi descoberto durante as escavações.
  • Darnoel Ferreira dos Santos
    Muito bom principalmente sobre a parte geográfica/localização.
  • Marcela Joana
    Muito boa tbm a explicação. Mas na bíblia não fala que era o anjo do senhor, tbm diz que o homem está enfermo a 38 anos ... E na versão original , não diz que o homem era paralítico mas enfermo. Se ele fosse paralítico, ele não responderia a Jesus dizendo que ele toda vez que ele tenta entra outro vai a sua frente. Se ele tenta entra é pq ele consegue andar ... uma pessoa paralítica não sai do lugar . Esse povo está olhando e separando algo de um misticismo falado e que eles agora acreditam. Pq o povo Ocilava sua adoração a outros deuses.
  • Jessica Cristina de Paula Nazareth
    Recebi uma palavra maravilhosa de mudança de situação ontem numa igreja, e o pastor de lá né mencionou a cura do paralítico, gostei muito de aprender um.pouco mais.
  • Washington Luiz freddi
    Muito proveitosa
  • Washington Luiz freddi
    Muito proveitoso
  • Nair freire adleu de Souza Almeida
    Maravilhoso
  • Roginerio de Oliveira Salles
    Tem algumas informações úteis, mas ,tenho muita curiosidade sobre este tanque, faltou maiores detalhes, antes este tanque era frequentado por outro tipo de pessoas, ricas e abastadas, era um local de lazer da sociedade, porque se tornou um lugar de doentes?
  • Rosangela Martins De Oliveira
    Muito bom estou preparando a licao da escola Dominocal
  • Rivaldo silva cruz
    Legal
  • goncalo tadeu do prado pessa
    Saber e conhecer sibre Jesus, alem de uma bencao, alivia o coracao, nos firtalece e nos torna mais irmaos.
  • Ana Lucia da Silva
    Gostei muito maravilho
  • Betânia dos Santos.
    Muito interessante,
  • Isabel oliveira de Brito
    Gostei muito desce conteudo me abril a minha visão espiritual
  • Wilson
    NÃO É UMA LENDA HISTÓRICA, DE QUE UM ANJO AGITAVA AS ÁGUAS, ....O PRIMEIRO QUE ENTRASSE NO TANQUE ERA CURADO...??? MUNDO AFORA TMB EXISTEM VÁRIAS LENDAS COMO ESSA....!!! O texto exemplifica o misticismo e JESUS desfaz esse mito, curando literalmente
  • OSIEL
    Conteúdo bem amplo abrangendo bem toda história desse tanque muito bom.
  • Josue Pereira
    Sempre é bom adquirir conhecimento. Se o autor aceitar, há umas correções a serem feitas. O texto não diz a idade do enfermo, mas que, estava enfermo a 38 anos (v. 4). O texto também não diz a identidade ou origem do anjo (v. 5).
  • O conteúdo é bom mas quem levou o homem até o tanque o tanque
    Ficou essa curiosidade que levou o homem até o tanque que não podia colocar ele ao movimento das águas tem gente que parece ser amigo mas deixa você na metade do caminho só para você ver outras pessoas alcançar aquilo que você deseja por isso entenda uma coisa não devemos olhar para o homem mas olhar para o céu que é da onde nos vem o nosso socorro
  • Ludemar Lucio
    Achei incrível até a partes que encontrei na Bíblia
  • Joaquim
    Boa explicação
  • Antônio camara
    Este passagem bíblica é muito importante para mim
  • Maria auxiliadora Silva Souza.
    Gostei da explicação. Porque muitas pessoas acham que o poder está na água. Mas o poder está na palavra que é JESUS.
  • Antonio
    Muito bom e informativo e rico as informações no texto eu gostei
  • Ademair da Silva
    Muito bom Deus abençoe sua vida a paz do senhor
  • Marcelo
    Muito bom gostei do comentário bem pertinente.
  • Orlando Luiz Gomes
    Muito rico com informações contundente Valeu gostei maravilhoso
  • Eunice
    Gostei porque traz enriquecimento sobre o texto, quando formos pregar sobre ele. Deus continue abençoando vcs.
  • Marivaldo gama
    Muito interessante e me ajudou na minha pregação. Muito obrigado
  • Marivaldo gama
    Muito interessante e me ajudou na minha pregação. Muito obrigado
  • Marivaldo gama
    Muito interessante e me ajudou na minha pregação.
  • MARCIANA
    EXCELENTE. !!!! .MARAVILHOSO. !!!!!!!!
  • Antônio muito bom
  • Muito bom
  • Muito esclarecedor
  • Andréa Reis
    Achei muito bom , vou visitar o site outras vezes .
  • José Alves PEREIRA FILHO
    Muito lindo o testo
  • Samaha
    Acho tão linda essa passagem. O cordeiro de Deus passando pela porta das ovelhas que são sacrificadas e levando misericórdia para a casa de misericórdia que não havia misericórdia.
  • Regilson cruz
    Porque o tanque de Betesda nunca foi citado no antigo testamento???? Já que Jerusalém é uma cidade muito antiga, e com certeza o tanque já existia!
  • Mauro Franco
    Excelente!!
  • João Estevam da Mota neto
    Se nessa epoca ja existisse o catolicismo muitos teriam idolatrado esses dois tanques
  • Antonio Cussu
    Os testemunhos históricos sobre os dois tanques fazem me crer em Jesus.
  • Waldir Queiroz de Souza
    Esse estudo é muito importante pra mim. Amém
  • luana vilanova
    ótima
  • Joanes Costa de Oliveira
    Muito bom!
  • Luciadluccas
    Amém saber já estive lá e quando vi a foto me veio o lugar maravilhoso.
  • Francisco Jony Araújo
    Muito bom, Contudo precisava de mais informações, mas já deu uma luz. Obgdo
  • Rubens da Silva dos santos
    Uma história que mechi com os dias de hoje
  • Rubens da Silva dos santos
    Uma história que mechi com os dias de hoje
  • Luciano
    Muito bem explicado que Deus abençoe
  • Valéria
    Muito bom, uma benção, Deus te abençoe grandemente!
  • Claudomiro gomes
    Ótimo conteúdo e maravilhoso e gratificante assunto e exposição da palavra de Deus obrigado.
  • ola gostei muito da espricação
  • Maria Paula
    Muito bom saber dos milagres de Jesus
  • Claudomiro gomes
    Muito bom e edificante ,pois tive a oportunidade de ministra sobre este tema que foi uma bênção.
  • Climácio de menezes campos
    Achei muito ricas em detalhes as informações. Anem
  • Josue de oliveira mota
    Muito interessante para os nossos dias que estamos grato
  • Catarina Gomes de Oliveira Lopes
    Eu amei, pois leio a bíblia todos os dias .é maravilhoso saber muito mais. E a cada dia que se passa é mais um aprendizado.
  • Juliana Ferreira da Silva
    É um texto que nos ensina a termos mais fé 🙏 , e devemos confiar mais em Deus 🙏 Nós somos um Milagre de Deus 🙏
  • Rolien Justino da Silva
    Achei enteressante muito bom aprender mas sobre a passagem
  • Valdecir Campos
    Ótimo conhecimento para aumentar a minha fé 🙏
  • Valdelisa pereira rosa bino
    É muito linda essa passagem na Bíblia a história do tanque de Betesda muito interessante eu estou lendo estou gostando muito
  • Valdelisa pereira rosa bino
    Muito linda a estória da Bíblia eu gosto muito de ler a Deus bíblia
  • Valdelisa pereira rosa bino
    Eu achei muito interessante essa história bíblica muito linda também
  • Silvioro Roberto da silva
    Achei bom
  • Guiomar
    Maravilhoso amo a palavra de Deus é minha vida todinha
  • Maria do Carmo
    A paz A prendi mais um pouco da palavra de Deus, como é bom se alimentar da palavra de Deus! Amei ❤️ foi muito gratificante!!
  • Gilberto Francisco de Assis
    Achei interessante as informações contidas neste artigo.
  • Eu gostaria de saber porque a água tinha que ser agitada?

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.