Conheça o apóstolo a quem Jesus entregou Sua Mãe

Conheça o apóstolo a quem Jesus entregou Sua Mãe

São João Evangelista é reconhecido como o “discípulo amado” de Cristo. Sua vida guarda momentos muito importantes para o cristianismo e foi a ele que Jesus confiou a proteção de sua própria mãe, Maria.

Nascido na Galileia, às margens do Lago de Tiberíades, João era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão de Tiago Maior, também apóstolo. Desde cedo, foi ligado a Jesus e um dos poucos presentes em momentos marcantes da vida do Mestre. Durante a Última Ceia, teve um lugar de destaque, ao lado de Jesus.

O Evangelho de João mostra sua proximidade com o Filho de Deus e revela seu coração e sabedoria. Ele foi testemunha da ressurreição da filha de Jairo e da agonia de Jesus no Getsêmani. Foi  o único apóstolo presente ao pé da Cruz, além de Maria.

Durante sua agonia na crucificação, o Senhor confiou Maria a João, dizendo: “Mulher, eis aí teu filho”, e a João, “Eis aí tua mãe” (Jo 19,26-27). A partir desse momento, João cuidou dela com amor filial. Sua ligação com Maria se baseava na pureza.

São João foi exilado para a ilha de Patmos devido à perseguição de Domiciano. Porém, mais tarde retornou a Éfeso, hoje Turquia, onde passou seus últimos dias. A Tradição sugere que morreu naturalmente por volta do ano 104, com mais de cem anos de idade. No século IV, depois que Constantino colocou fim à perseguição contra a Igreja, os cristãos de Éfeso construíram uma capela sobre o túmulo do apóstolo.

Legado

João deixou um legado de fé, especialmente com seu Evangelho, que é considerado mariano e mostra a profundidade de seu conhecimento sobre Jesus e o mistério da encarnação.

Além do Evangelho, São João escreveu o Apocalipse e três Cartas. Apesar do autor não se identificar diretamente, os estudos e entendimentos da Igreja nomearam João como autor. As cartas teriam sido escritas nos anos finais da vida do apóstolo, por volta de 80 e 95 d.C.. O Apocalipse, ou Livro da Revelação, encerra as Escrituras e traz uma mensagem de esperança.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    É um dos meus apóstolos preferidos, pois revela que Deus é amor. Era humilde, mas também autoconfiante e sabia do seu valor na história de Jesus (João se autodefine como o discípulo que Jesus amava). Também gosto de saber que, diferentemente dos outros apóstolos, ele teve uma morte natural na velhice. Foi um excelente escritor e é padroeiro dos autores e dos teólogos. Ao escrever o Apocalipse, sinto o seu dom de visão, mas também uma "genialidade poética" nele.
  • ANA RAQUEL OLIVEIRA FEITOSA
    Maravilhoso
  • Eliana Maria de Carvalho
    Conteúdo bastante enriquecedor,pois no trás conhecimentos sobre a importância do apóstolo João na vida de Jesus

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.