Conheça São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Conheça São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

O Natal é uma época de reflexão, amor ao próximo e celebração do nascimento de Jesus Cristo. É um momento de reforçar os laços familiares e praticar a caridade. Nesse período, uma figura bastante vista é o Papai Noel. Embora mais associado às questões comerciais, de fantasia e presentes, ele pode representar muito bem o verdadeiro espírito natalino, pois foi inspirado em um homem santo, que realmente existiu: São Nicolau, também conhecido como Santa Claus.

A verdadeira origem do Papai Noel tem relação com a vida desse sacerdote de fé e generosidade incomparáveis. Nicolau viveu há muitos séculos na Ásia Menor, hoje Turquia. Sua vida foi marcada por atos de bondade e pela dedicação aos menos afortunados.

A história mais conhecida sobre São Nicolau foi quando ele ouviu falar de um homem desesperado, sem recursos para o dote das suas três filhas, o que as levaria à escravidão. Comovido, Nicolau decidiu ajudar secretamente. Durante três noites consecutivas, deixou sacos de ouro na casa da família e assim salvou as filhas do destino cruel que as aguardava.

Mesmo após se tornar Bispo, ele continuou a ajudar as pessoas, sempre buscando manter suas ações em segredo. Seu cuidado especial com as crianças e a capacidade de ajudar os necessitados o tornaram amado e respeitado por todos.

Há diversos relatos que mantêm seu legado vivo em todos os lugares. Marinheiros relatam sobre sua proteção às crianças em momentos perigosos.

Nicolau era visto como um exemplo vivo de amor a Deus e de cuidado com o próximo.

Padroeiro de diversas regiões e grupos, São Nicolau era conhecido por sua humildade e simplicidade. Mesmo sendo filho de nobres, viveu uma vida de modéstia e ajuda aos necessitados.

Biografia

Nicolau nasceu em Patara, na Ásia Menor, por volta do ano 250 d.C. Consagrado Bispo de Mira, atual Turquia, sua vida foi marcada por episódios de ajuda aos mais fracos e necessitados. Durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado e mais tarde libertado, continuando seu serviço em prol das pessoas.

Seu culto se espalhou por toda a Europa e, mesmo sob a aparência do Papai Noel nos dias atuais, São Nicolau continua a lembrar do verdadeiro espírito do Natal: amor, generosidade e cuidado com os irmãos.

Nos Países Baixos, a festa invernal de São Nicolau (em holandês “Sint Nikolaas” e depois “Sinteklaas”) e, de modo particular, a sua proteção às crianças, deram origem à tradição infantil da espera de presentes: nas vésperas da festa do Santo, as crianças deixam sapatos ou meias sobre uma cadeira ou ao lado da lareira e vão dormir, confiantes de encontrá-los no dia seguinte.

Foi nomeado Bispo de Mira e, sob o império de Diocleciano, foi exilado e preso. Depois da sua libertação, em 325, participou do Concílio de Niceia e faleceu em Mira em 343.

A data de celebração do santo, padroeiro da Holanda, Rússia e Grécia, é 6 de dezembro.

Gostou da história de São Nicolau? Baixe grátis o e-book especial do IDe+ sobre o Natal: AQUI.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Amei este texto! Que história linda! Amei as imagens também.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.