Alegria e desafio. Enquanto o número de fiéis católicos no mundo aumentou, o de sacerdotes diminuiu. Os dados divulgados pelo Annuarium Statisticum Ecclesiae 2022 e pelo Anuário Pontifício 2024 mostram essa situação.
Entre as boas notícias, está o aumento no número de católicos batizados, que atingiu 1 bilhão e 390 milhões em 2022, um crescimento relativo de 1%. Essa tendência é especialmente vista na África, onde o número de católicos cresceu 3%, alcançando 273 milhões. No entanto, outros continentes, como a Europa, se mantêm estáveis. Já a América e a Ásia têm um crescimento mais moderado, alinhado às suas dinâmicas demográficas.
Enquanto os bancos das igrejas se enchem em algumas partes, a escassez de sacerdotes preocupa há anos. Em 2022, essa tendência de queda continuou, com o número global de sacerdotes que diminuiu em 142 em relação ao ano anterior. Esse declínio é mais visto na Europa e na Oceania, cujas taxas de variação negativa são significativas.
Outra observação importante é que o número de diáconos permanentes continua a crescer em todo o mundo. Em 2022, aumentou em 2%, atingindo a quantidade de 50.150. Esse crescimento é especialmente registrado na África, Ásia e Oceania, embora ainda representem uma parcela pequena do total.
Além disso, também há uma queda no número de vocações religiosas, tanto de religiosos professos que não são sacerdotes quanto de religiosas professas. Embora esses índices variem de acordo com as regiões, no geral houve um declínio, especialmente na Europa, Oceania e América do Norte.
Diante desse cenário de desafios, a Igreja convida a todos a elevar as preces pelas vocações sacerdotais e religiosas. É necessário que novos corações sejam tocados pelo chamado de Deus e respondam com generosidade e dedicação ao serviço da Igreja.
“Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.