A Palavra Sagrada é conhecimento, História, consolo e muitas outras possibilidades e necessidades. E você já pensou entre tantas letras e termos, qual ou quais as palavras que mais aparecem em suas páginas?
Antes de responder, vale lembrar que a Bíblia tem diferentes traduções, o que pode influenciar na quantidade de vezes que as expressões acontecem. Como explica o professor de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Caetano Galindo, “a Bíblia é um conjunto de textos escritos em lugares diferentes, línguas diferentes e pessoas diferentes. Por isso, tem variações terminológicas entre os seus textos”.
Em primeiro lugar, claro que está quem sempre deve ficar no pódio de todas as buscas, caminhos, lares e corações. Senhor é a palavra mais presente no Velho e no Novo Testamento e usada principalmente para se referir a Deus e a Jesus Cristo. Mas há ainda outras possibilidades relacionadas à hierarquia entre as pessoas, por exemplo, como pronome de tratamento para se referir a um mestre, dono ou proprietário. No contexto judaico, “Senhor” (Adonai) é um título usado para Deus, muitas vezes substituindo o nome sagrado (Yahweh) para evitar sua pronúncia direta.
Na Bíblia Sagrada da editora Ave-Maria, Senhor aparece 7.125 vezes. Já a segunda mais citada tem relação com ela diretamente: a palavra Deus é mencionada 4.191 vezes. Em seguida, está Israel, com 1.842 repetições.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.