Deixa que os mortos enterrem seus próprios mortos

Deixa que os mortos enterrem seus próprios mortos

Na Bíblia existem muitas coisas escritas com estilos e linguagens diferentes. Por isso, algumas vezes certos versículos nos apresentam algumas expressões que parecem de difícil entendimento, mesmo com releituras. Encontramos um desses casos no Evangelho de Mateus, no capítulo 8, nos versículos 18 ao 22: 

Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago. Nisso aproximou-se dele um escriba e lhe disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que fores”. Respondeu Jesus: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai”. Jesus, porém, lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

Talvez já tenhamos lido ou escutado este trecho do Evangelho diversas vezes. Mas sempre fica uma dúvida: o que será que Jesus disse realmente?

Em princípio, facilmente conseguimos entender que esse episódio retrata duas pessoas que desejavam seguir Jesus. A primeira pessoa parece ser um escriba muito decidido em levar a sério o seguimento ao Mestre, a ponto de declarar que iria onde Jesus fosse, não importando quão longe isso pudesse ser ou o que viesse pela frente. O Senhor, porém, parece que o responde colocando dificuldades, revelando que não tinha onde sequer repousar a cabeça. Mas por que essa resposta?

Jesus sabia que o coração daquele escriba não desejava a radicalidade evangélica que o discipulado propõe e por isso Ele teria respondido dessa forma dura, para deixar claro que o caminho não é feito de luxo ou tranquilidade, mas de desafios e de desapego das coisas deste mundo.

Os Padres da Igreja, ou seja, os primeiros teólogos que fundamentaram a fé cristã, perceberam que essa passagem faz eco de uma outra muito conhecida, que é a do Jovem Rico (cf. Mateus 19,16-23). Muito provavelmente, assim como no caso do Jovem Rico, Jesus sabia que o coração daquele escriba não desejava a radicalidade evangélica que o discipulado propõe e por isso Ele teria respondido dessa forma dura, para deixar claro que o caminho não é feito de luxo ou tranquilidade, mas de desafios e de desapego das coisas deste mundo. Já São Gregório Magno (Papa e Doutor da Igreja – 590 d.C. até 604 d. C.) vê nas figuras da raposa e das aves uma analogia da soberba humana, ou seja, em sentido moral a soberba tinha mais lugar no coração daquele homem do que Jesus, tornando impossível que ao menos recostasse a cabeça nele.

A segunda pessoa, aparentemente também muito decidida, desejava seguir Jesus, mas pediu ao Mestre que permitisse que primeiro ele pudesse enterrar seus pais antes de iniciar a vivência de sua vocação. A resposta de Jesus é um pouco desconcertante: Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos.

Em uma leitura rápida, sem levar em consideração os pormenores, parece que Jesus deixou aquela pessoa tão cheia de boa vontade em um completo desamparo. Mas será que Jesus foi rude ou inflexível? Por que Jesus não se compadeceu dos pais daquele jovem que talvez fossem idosos e precisassem de cuidados especiais?

A chave para entender esse episódio pode estar no significado da expressão “enterrar os pais”. Para aquele povo, cuidar dos pais até a morte e enterrá-los era um imperativo, como que um dever que deveria ser levado a termo a todo custo (cf. Êxodo 20,2 e Deuteronômio 5,16). Isso significa que esse homem não pediu para Jesus deixá-lo voltar e enterrar os pais que já tinham falecido, mas na verdade estava solicitando permissão para esperar mais alguns inúmeros anos, para só depois ir atrás de viver a própria vocação. Em outras palavras, foi um pedido de adiamento do chamado de Deus a fim de resolver as coisas primeiro, mesmo sendo Deus capaz de resolver todas as nossas coisas.

A resposta de Jesus quer ser clara ao afirmar que a vida verdadeira está em quem segue o caminho do Evangelho. É Jesus quem venceu toda morte e é Ele quem pode dar vida em plenitude, vida feliz, completa e realizada. Adiar isso seria como que preferir estar morto espiritualmente, ou seja, estar apegado ao que é apenas mortal como já estivéssemos “mortos”, e ironicamente, enterrando outros mortos.

Que Nossa Senhora nos ensine a dizermos sempre SIM aos projetos de Deus para nós!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Regis
    Nao consegui entender a parte Biblica onde Jesus responde "Deixe que osmortos enterrem seus mortos!". Se possível mas esclarecimentos. Obrigada Bom Dia
  • Silvia
    Pois a explicação não foi clara o bastante, tanto que vários não entenderam. Nem eu.
  • Omara Ferreira Pinto
    Eu acho que, devemos desapegar das coisas e seguir a palavra de Deus, tirar tudo dos nossos corações aquilo que venha a nós prejudicar, e colocar somente Deus dentro dele e entrega-lo a Deus, acompanhado de nossa alma e espírito, que somente a palavra de Deus tem o poder de nos salvar, Deus é meu amor e minha salvação....amém 🙏
  • João Ronaldo
    Muito bem explanado tirou minhas dúvidas
  • eliane
    o que o padre tem a fala sobre maconaria
  • Rafael
    Irmao bom texto... radicalmente você se apegar a dividades a palavra fala em felipemse que o senhor e sabto e nao outro a tona esse lugar..
  • Amei!!! Adorei!!!
    Há tempo eu prometia a mim mesma que faria essa pergunta ao Sacerdote mas, não lembrava de fazer, somente hoje eu lembrei e fiz ao Google e estou satisfeita com a resposta..
  • PAULO ROBERTO ALVES DE OLIVEIRA
    Mais um "achômetro" do ser humano. Quando a gente morre, vem sempre um ente querido nos acompanhar, as nossas almas. No tempo de Jesus, quem morria era enterrado e sim coberto por pedras, colocados em grutas, ou cavernas e eram cobertos com roupas. Há que se lembrar que, ninguém consegue provar nada, só opiniões dos "entendidos", mas tudo sem provas.
  • cicero marcelino
    necessario
  • Castelo silva barbosa
    Ótimo 👍
  • Antônio S Belloni
    Muito bom o conteúdo!! Pergunto se a bíblica cita , ou orienta os pais a não fazer doação dos seus bens em vida. ??? Por que ??? Grato.
  • María Aparecida Dos Santos
    Achei melhor entendi que jesus já sabia que este homem não irá segui-lo, por que ele já estava preso as coisas do mundo achei bom entendi melhor
  • Maria Aparecida dos Santos
    Ainda não entendi a resposta por mais que eu tenha lido
  • IZAURA LINO SHAUSTZ
    Bem próximo ao que senti qd li essa passagem. Acredito sim q o Senhor quis nos ensinar sobre a morte em vida qdo não temos o Senhor como nosso Salvador.
  • Odair José Meneses Bandeira
    Muito bom e explicativo.assim nós aprendemos que o caminho de Jesus é o único
  • ALBERTINA PEREIRA
    Continuo não entendendo essa passagem Biblica onde Jesus responde "Deixe que osmortos enterrem seus mortos!". Queria se possivel mais explicações. Boa noite e obrigada!
  • Maria
    Muito bom
  • RAIMUNDO Moura Carvalho.
    O brigado por esse maravilhoso em çino quanto eu conhecer de Deus mas proxino estamos da gloria de Deus amém....
  • Shirlei Aparecida.silva
    Maravilhoso quanto mais conheço meu senhor mais me alegro Deus fiel majestoso glorioso poderoso e muito mais Obrigada por me esclarecer!!
  • Renato
    Você pegaria tudo que conquistou com muita luta, daria ao pastor e viraria mendigo???
  • Renato
    Nada fácil... Pela minha vida vi tantos seguirem por anos e depois voltar para vida comum... A inteligência humana quando ah, ninguém vai seguir alguma coisa que não lhe dá frutos ... Porque essa pessoa largou e voltou para a vida cotidiana??? Acredito que tem quem é amado... Muitos convidados, poucos escolhidos... Você pegaria sua casa, carro, bens, daria para o pastor e viraria mendigo??? O pastor não vai te dar merda nenhuma... Ele vai comprar mansões, aviões, helicópteros, comer do bom e do melhor e para você ele quer que você morra.
  • Marcos Elias
    Aos analfabetos que nem sabem escrever e ficam querendo ensinar teologia só posso dizer: Santa MARIA rogai por nós que recorremos a vós! Salve MARIA MÃE DE DEUS. P.S. Estudem a doutrina verdadeira dos Cristãos seus hereges.
  • Neiva Seara Chaves
    Maravilhoso me esclareceu as minhas ideias sobre o versículo . Deus abençoe este trabalho
  • Creuzanira
    Muito esclarecedor
  • YsmaellMacedo
    O conteúdo foi bastante interessante. Levando em conta q vc não mencionou o fato do Senhor Jesus, qnd ele falou na narrativa deixe os mortos sepultar seus mortos....outro assunto,colocar Maria como ensinados da palavra.....acho que quem,levou,ensinou,separou,escolheu os discípulos foi Jesus, Maria andava era com o mestre pra poder aprender mas,e realmente ter a certeza da sua salvação. Ela não era salva só pq,foi escolhida a doar seu ventre,para o Salvador de Israel e todos nós viesse aí mundo.claro,vale lembrar,q era uma mulher judia,q guardava os mandamentos.....e isso,é o q levou ,Deus achar nela graças,pois ela estava no centro da vontade do pai.....quero dizer que em sircunstancia alguma,Maria pode salvar,interceder ao pai,realizar milagres,ou etc.....
  • Rosilda .
    Prá vc seguir a Jesu temos que deixar tudo, viver uma vida com Deus não é fácil. Temos que marta avoutade da carne e viver uma vida plena com Deus.
  • Nossa senhora? Você tem boa vontade em ensinar, más não percebe que o Senhor Jesus é o único intercessor?(Se um cego guiar outro ambos cairão no buraco)
  • Muaca
    Estou muito bem esclarecido que Deus continue abençoando ricamente voces
  • irene de.souza saraiva
    eu quero aprender ms da palavra de Deus umabĺ
  • irene de.souza saraiva
    achei ótimo Deus. abençoe professor
  • Ivonete Ferreira
    Ficou bem esclarecido , a minha dúvida obrigada
  • Ivonete Ferreira
    Ficou bem esclarecido , a minha dúvida obrigada
  • Carmen Selene
    Gostei muito da explicação dada aqui. Facilitou bastante o meu entendimento. Obrigada.
  • Elielza Rodrigues Piedade
    Fantástico!!!! Que Deus lindo!!!
  • Anaide Maria Carvalho Cruz .
    Muito bem esclarecido ,tirei a dúvida ! Grata.
  • Antonio Carlos dos passos santos
    E muito bom sabe o que Jesus explicavam
  • Amparo
    Maravilhoso, bem explicado.
  • Julio Pereira dos Santos Filho
    Fantástica a explicação, simples e eficiente, obrigado.
  • Luis Sergio Amorin Reis
    Muito bem explicado fácil de entender

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.