Você que é jovem (ou se sente assim), hoje é o seu dia: 30 de março é a data reservada no calendário para a celebração do Dia Mundial da Juventude. A ideia é focar na conscientização da turma sobre responsabilidades futuras. Mas tem muita gente fazendo isso hoje mesmo, no presente, inclusive na difusão da palavra de Deus.
O jovem Otávio Marques é um dos que se dedica a esse chamamento. Ele usa o seu perfil nas redes sociais, o @otacem, para tentar aproximar a juventude que o segue da vida em Cristo e alguns dos seus vídeos já têm mais de um milhão de visualizações. O desafio maior, segundo, nem é chegar às pessoas, e sim conciliar essa presença nas redes constante com a rotina de trabalho. Mas parece que ele tem conseguido.
Antigamente, Otávio conta que chamava os amigos pessoalmente ou pelo telefone para participarem de grupos de oração que ele fazia parte ou até mesmo ir à Igreja. Hoje, com o advento da vida online, o jovem devoto de São José decidiu produzir vídeos sobre a sua fé católica e outros conteúdos religiosos com foco nos ritos da Missa e na Bíblia. O repertório é vasto e Otávio afirma que está cada vez mais melhor com as próprias postagens.
“No começo estávamos acompanhando mais as trends, que atingiam um volume maior de pessoas, sempre com uma mensagem bonita, porém eu sentia que não era muito rico no sentido espiritual, então decidi mudar um pouco. Eu busco sempre trazer algo que possa acrescentar às pessoas. Esse é o meu norte”, explica ele.
Trends, para os não tão jovens assim, são conteúdos que ganham popularidade durante determinado período nas redes sociais. Em geral, as trends, que podem ser traduzidas como “tendências” em português, ficam em alta por um curto intervalo de tempo, enquanto os usuários reproduzem publicações semelhantes, até outra trend surgir e as postagens seguirem o que a nova trend preconiza.
Otávio conta que sempre viu a internet como uma oportunidade, pois para ele, “da mesma forma que a ferramenta pode afastar as pessoas de Deus, também pode aproximar”. A diferença, na sua opinião, é determinada pelo que a pessoa consome, sendo totalmente possível trazer a juventude para pertinho da Igreja por meio de conteúdos virtuais.
“Temos que aproveitar cada vez mais esse meio para propagação da nossa fé, porque chegamos em pessoas que não conhecem a palavra de Deus. A partir do primeiro contato, somos capazes de fazer essas pessoas buscarem mais. E um conteúdo vai levando ao outro”, argumenta ele.
Otávio não está só. Ele mesmo comenta que tem mais gente surfando na onda de jovens católicos nas redes, que ficou ainda mais alta após o início da pandemia, em 2020, quando o próprio devoto de São José ajustou o seu perfil para iniciar a difusão do conteúdo cristão. A verdade, segundo ele, é o que mais chama a atenção dos usuários. A verdade não só do dia a dia, da rotina, mas da crença sincera em Deus e, sobretudo, na sua palavra. Parece que temos a receita do sucesso virtual.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.