Hoje (11) é o Dia da Televisão, um dos meios de comunicação mais importantes para a população do Brasil há muito tempo. A tela é companhia, entretenimento, educação, informação e muita fé.
De acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media realizada em 2021, a televisão alcança cerca de 93% da população, com tempo médio de consumo diário que ultrapassa as 5 horas e 30 minutos. Isso significa que é o meio de comunicação mais consumido pelos brasileiros, à frente do rádio, internet e jornais.
A televisão é fruto de pesquisas realizadas por John Baird, ainda em 1920. O pesquisador uniu componentes eletrônicos em um protótipo do aparelho que teria, cinco anos depois, uma reprodução satisfatória de imagens. No mesmo período, o russo Wladimir Zworykin criou o ionoscópio, capaz de desenvolver os tubos da televisão.
No entanto, foi apenas em 1930 que ocorreu a primeira transmissão aberta de televisão. O fato aconteceu na Alemanha.
A primeira transmissão de televisão no Brasil veio muito mais tarde, em 1950, ainda pela TV Tupi. Na época, o país não tinha sequer aparelhos televisores, sendo necessário que o empresário Assis Chateaubriand comprasse 200 aparelhos para que algumas pessoas pudessem acompanhar a programação.
TV Tupi (Foto: rio.gov)
Em 1958, pouco tempo depois de a televisão chegar ao Brasil, o Papa Pio XII homenageou Santa Clara de Assis com a popularização da televisão. Isso porque, a tradição católica aponta que Santa Clara não conseguiu ir até uma Missa matinal de Natal. Em seu quarto, meditando e orando, ela conseguiu ouvi-la e assisti-la em tempo real, como se estivesse assistindo-a a distância.
A relação é a mesma que acontece com as transmissões de TV, que são capazes de aproximar pessoas e/ou atividades distantes em um mesmo espaço. Por isso, Santa Clara é até a padroeira da televisão.
Presente em 19 capitais e no Distrito Federal, a TV Evangelizar é hoje uma das emissoras mais importantes quando o assunto é o catolicismo. São, no total, 974 municípios que acompanham uma programação que tem, semanalmente, 93 conteúdos inéditos.
De acordo com o diretor da TV Evangelizar, José de Melo, dentro do espectro de canais (tanto das televisões comerciais quanto das segmentadas), a TV Evangelizar se diferencia por ser um modelo com uma dinâmica própria, plástica específica e estética planejada, diferente das demais TVs de inspiração católica.
“Buscamos atender a uma demanda do público católico, não apenas com os conteúdos de evangelização. Temos conteúdos de entretenimento, de informação e outros abertos, com especialistas da sociedade para discutir questões importantes, tais como a sustentabilidade e a promoção da saúde”, explica o diretor, ressaltando que por ser uma televisão de inspiração católica, é claro que também utiliza da tela para transmitir conteúdos diretos de evangelização.
“Evangelizamos também com esses outros conteúdos que, a partir do olhar, do pensamento de especialistas, ajudam as pessoas a compreender a complexidade do contexto que elas estão inseridas”.
Ao ressaltar algumas características que fazem parte da TV Evangelizar, o profissionalismo, a dedicação, o cuidado e o compromisso com o telespectador estarão no topo da lista. O motivo de tantas coisas boas ligadas à emissora está no compromisso ligado à responsabilidade que os colaboradores têm ao desenvolver o trabalho, que atinge milhares de pessoas do Brasil e de outros países, que acompanham a programação pelas mídias digitais.
“Não é apenas um trabalho de produção de programas de televisão. Aqui o comprometimento é uma característica inerente a trabalhar, porque temos que ser melhores a cada dia e produzir um conteúdo que seja criativo e leve o conhecimento que temos para as pessoas”, completa José de Melo.
Sendo assim, a programação, para alcançar um público maior, sempre está em aprimoramento. Além disso, a equipe trabalha para aumentar o número das concessões e chegar a ainda mais pessoas. “Ampliar a visibilidade da TV aberta digital é nossa missão, porque os brasileiros consomem e confiam muito no meio. Além disso, estamos crescendo também com a parceria de grandes plataformas de veiculação de conteúdos”.
José de Melo, diretor da TV Evangelizar, comenta sobre a importância da TV aberta no Brasil e a programação da TV Evangelizar como ferramenta de inspiração
O diretor da TV Evangelizar separou algumas dicas de conteúdos para você! Aproveite para conhecer melhor a programação e ficar por dentro das novidades que vêm por aí.
Para finalizar, José de Melo adianta um spoiler da programação da TV. Em novembro, estreia o Calouros do Vem. Um programa semanal, que acontecerá todos os domingos, ao vivo, e é direcionado para pessoas que gostam de cantar. Então se liga aí que logo a novidade chega para animar suas tardes de domingo.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.