Dia dos Pais: origem e a relação com São Joaquim

Dia dos Pais: origem e a relação com São Joaquim

Pai: três letras que têm um significado enorme. Amor, carinho, afeto, exemplo, inspiração… Inúmeras são as características para a paternidade. Mas você sabe os motivos pelos quais existe uma data para parabenizá-los e por que essa data é o segundo domingo de agosto?

Origem e a relação com São Joaquim

Em alguns lugares do mundo, diferente do Brasil, o Dia dos Pais não é comemorado em agosto, mas sim em março, junho e até mesmo em setembro. No entanto, aqui e na África do Sul a comemoração é sempre no segundo domingo deste mês.

Apesar de ser uma criação publicitária para impulsionar vendas, a origem da data é uma referência e homenagem a São Joaquim (16 de agosto). Antigamente, era fixa no dia do santo. No entanto, para reunir a família e poder celebrar a data, foi alterada.

Santa Ana, São Joaquim e a pequena Maria

Ser o presente

Para celebrar o Dia dos Pais, que tal começar o dia agradecendo pela presença dele ao seu lado? Muito mais do que dar presentes, estar ao lado de quem tanto se ama é a maior prova de amor e reconhecimento. 

 Padre Reginaldo Manzotti, nos presenteou com um texto alertando para a importância de pais e filhos estarem presentes uns na vida dos outros.

 “E, que honra cabe aos pais serem chamados com o substantivo que Jesus nos ensinou a chamar Deus, Abá, Pai, Paizinho. Mas também, que responsabilidade serem para seus filhos a primeira imagem que eles farão de Deus”.

Aproveite o dia ao lado do seu pai

Mesmo que você more longe do seu pai ou não possa estar presente fisicamente, que tal fazer uma chamada ou então mandar aquela mensagem especial contando que você o ama e que está com saudades? O afeto e o carinho fazem toda a diferença na vida de quem está longe, e por isso, é fundamental investirmos nas demonstrações de carinho quando a distância física nos afasta. 

E olha só que dica interessante: que tal assistir ao mesmo filme, ao mesmo tempo, e depois bater aquele papo contando o que cada um achou do conteúdo? Mais facilidade só acessando esse conteúdo aqui e conferindo as dicas de filmes para assistir em família

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.