Dia Mundial das Leguminosas: conheça dicas para montar um cardápio com elas

Dia Mundial das Leguminosas: conheça dicas para montar um cardápio com elas Essa legenda aqui é para teste…

O “sextou” de hoje vem com muita consciência alimentar porque em 10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Leguminosas. A data marca a iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar o consumo de grãos e alertar a população de todo o mundo sobre sua importância para a alimentação saudável.

Vamos aproveitar a data para começar esclarecendo quem são elas: as leguminosas são os grãos produzidos em vagens (feijão, lentilhas, grão-de-bico, soja, ervilha, amendoim). Excelentes fontes de proteínas, ferro, fibras, cálcio, magnésio e pobres em gordura, são uma opção com grande valor nutritivo para a população com acesso reduzido aos derivados de leite e carne. Outro ponto muito positivo é que os grãos contribuem para a agricultura sustentável e fomentam a biodiversidade do solo.

“O consumo regular dessas leguminosas ajuda no combate à prisão de ventre, a manter os níveis de colesterol, triglicerídeos e de açúcar equilibrados no sangue, além de prevenir doenças como diabetes e obesidade”, pontua a nutricionista Lizandra Rufino.

Mas, para termos todos esses benefícios para nossa saúde, a profissional explica que devemos ingerir, pelo menos, uma porção por dia, de forma variada, de acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira.

A nutricionista Lizandra Rufino dá dicas para o consumo de leguminosas

 

Consumo de leguminosas

Atualmente, conforme a nutricionista, somente algumas delas são mais consumidas por nós. Aqui no Brasil, embora sejamos referência na produção de leguminosas como a soja, o feijão, o grão-de-bico e tantos outros grãos, alguns alimentos são mais difundidos na cultura alimentar brasileira, como a lentilha, o feijão, a soja e o amendoim.

Para estimular e aumentar esse hábito de consumo regular, Lizandra dá dicas.

“Caso você não seja adepto a comê-las da forma in natura, pode fazer caldos, sopas, usar na salada, também pode fazer farinhas e usar em bolos, pães ou massas”, sugere.

Cozinhar bem os grãos, usar e abusar dos temperos para dar mais sabor, além de pesquisar receitas e criar suas próprias versões também podem ser um bom caminho de estímulo ao consumo.

 

“Dica: as leguminosas contêm compostos que podem diminuir a absorção das proteínas e outros nutrientes, sendo assim, é importante deixá-las de molho em água fria por pelo menos 12h”, recomendou a nutricionista.

Alimentos como as leguminosas ajudam a dar mais energia e combater doenças. Além disso, são deliciosos para qualquer refeição. Podem, inclusive, ser reaproveitadas em mais de uma, desde que armazenadas da maneira correta. 

Agora que você já conhece as vantagens, importância e dicas de como cozinhar e consumir leguminosas, que tal aproveitar a data para se aventurar na cozinha? Nada melhor que aproveitar o fim de semana para, com calma e mais tempo disponível, pensar e preparar suas refeições, não é mesmo?

Relembre aqui nossas dicas de como montar o cardápio e as marmitas da semana.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.