Dia Nacional da Alfabetização: como está o Brasil e a importância de Paulo Freire

Dia Nacional da Alfabetização: como está o Brasil e a importância de Paulo Freire

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A famosa frase do educador Paulo Freire fala sobre o poder transformador de ler, escrever e ter um pensamento crítico e social. O tema ganha mais destaque este mês, pois em 14 de novembro o Brasil celebra o Dia Nacional da Alfabetização.

A data que lembra da importância fundamental da educação na construção de uma sociedade justa e foi criada em 1966 em homenagem ao decreto que fundou o Ministério da Educação, em 1930. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais recuou de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022, o que representa uma redução de mais de 490 mil analfabetos no país, que é a menor taxa desde o início da série histórica, em 2016.

As taxas de analfabetismo variam de acordo com a faixa etária, com uma taxa de 16,0% entre pessoas com 60 anos ou mais, 9,8% entre as de 40 anos ou mais, 6,8% entre as de 25 anos ou mais e 5,6% entre a população de 15 anos ou mais. A taxa de analfabetismo das pessoas com 60 anos ou mais foi a que mais diminuiu.

Paulo Freire é retratado no filme “Angicos”

A importância da alfabetização e do trabalho de Paulo Freire, um dos educadores mais influentes do Brasil e mundiais, serão retratados nas telas de cinema. O filme ‘Angicos’ contará a história do experimento pedagógico que Freire realizou em 1963, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, onde alfabetizou cerca de 300 pessoas em apenas 40 horas. O ator Wagner Moura dará vida a Paulo Freire.

A cinebiografia está sendo roteirizada pelo diretor Felipe Hirsch, diretor de ‘Severina’, e conta com a consultoria da família do educador, além do apoio do Instituto Paulo Freire. O educador criou a Pedagogia do Oprimido, uma teoria educacional que enfatiza a conscientização política dos alunos e a valorização da cultura popular. Sua crença na educação como meio de libertação e transformação da sociedade o tornou uma figura icônica na história da educação.

Paulo Freire. Foto: domínio público.

O filme será uma homenagem ao Patrono da Educação Brasileira e uma oportunidade única para conhecer mais sobre a sua vida e obra. Ainda não há previsão de lançamento do filme.

Papa Francisco já citou Paulo Freire

Em 2019, o Papa Francisco destacou a importância de educar as gerações para a fraternidade e mencionou o Pacto Educativo Global, uma aliança entre educadores de todo o planeta com o objetivo de promover a fraternidade e a convivência pacífica.

“Vendo como está a andar este mundo guiado por adultos e idosos, parece que deveríeis antes ser vós a educar os adultos para a fraternidade e a convivência pacífica”, declarou Papa Francisco.

Na oportunidade, o Pontífice destacou a visão de Paulo Freire, que enfatiza a educação como uma comunhão na qual todos são chamados a educar-se. Ele incentivou os jovens a se fazerem ouvir, a serem empreendedores, criativos e críticos.

Além disso, o Papa ressaltou a importância de abrir-se ao acolhimento e à inclusão e rejeitar ideologias divisórias. O Pacto Educativo Global busca educar a todos para uma vida mais fraterna e solidária, em contrapartida à competitividade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.