Diário Espiritual 2021 – Apóstolo São Judas Tadeu

Olá, meu irmão e minha irmã!

Eu sou o apóstolo Judas Tadeu, um dos apóstolos de Jesus. Como já citou João, em seu Evangelho, sou “Judas, não o Iscariotes”. Meu nome era comum à época e significa “Deus seja louvado”. Sou filho de Alfeu e de Maria Cléofas.

Muitos pesquisadores histórico-eclesiásticos têm se desafiado na busca por respostas sobre a minha origem e trajetória, assim como acontece com o apóstolo São Tiago Menor, que também tem poucos registros na Bíblia.

Porém, presenciei e participei de um momento muito importante para o cristianismo quando, no cenáculo, me dirigi ao Senhor e perguntei.

As palavras sobre a morada divina foram muito bem recebidas pelo meu coração e se manifestaram em Pentecostes, quando nós, apóstolos, ficamos cheios do Espírito Santo e de todo o seu amor. Tudo isso se transformou em força e coragem para cumprir o que o Senhor nos ensinou ao nos escolher como os primeiros semeadores da Sua Palavra.

Dei o melhor de mim com humildade e perseverança, como um bom e fiel servo. Segui minhas missão de evangelizar a todas as pessoas na região da Armênia, que tornou-se a primeira nação cristã em todo o mundo.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
(Atos dos Apóstolos, 2)

Nesse local, fui martirizado por espalhar o cristianismo, como o Messias nos ordenou. A Tradição conta que fui levado ao templo do Sol para renegar a Cristo, o que me neguei a fazer. Pessoas que cultuavam falsos deuses me atacaram e mataram de modo brutal. Minhas relíquias estão na Basílica de São Pedro e São Paulo, no Vaticano, junto as de São Simão Zelote, com quem preguei o Evangelho no Oriente.

___
Natural da região da Galiléia.
___
Na arte cristã, São Judas Tadeu é representado como um homem segurando um machado, como referência à maneira pela qual ele foi martirizado.
___
Acredita-se que ele era neto de Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres piedosas que seguiam o Senhor.
___
De acordo com a Tradição, o apóstolo foi o primeiro Patriarca da igreja da Armênia.
___
A Síria e a antiga Pérsia também estão entre possíveis rotas missionárias do apóstolo.
___
Como santo, sua festa litúrgica é celebrado em 28 de outubro.
___
Acredita-se que ele era primo de Jesus.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.