Setembro foi escolhido nacionalmente como o “mês da Bíblia” em homenagem a São Jerônimo, cuja festa celebramos em 30 de setembro, pois foi ele quem traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim.
Por Meio das Sagradas Escrituras é que conhecemos e amamos a Deus. É impossível amar alguém sem saber quem é. Assim, também não é possível ter fé sem conhecer a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é fundamental não apenas para nossa espiritualidade, mas também tem aplicações muito úteis em nosso dia a dia. À medida em que A lemos a Bíblia e meditamos, oramos e nos comprometemos em adotar seus ensinamentos em nossa vida, o fermento ‘leveda a massa’ em nós e isso vai nos transformando.
Conforme explica a Segunda Carta a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16).
Daí a importância de difundirmos esse hábito em família, para que todos cresçam na vivência dos valores humanos e cristãos.
A Palavra vem de Deus, desce ao coração e produz mudança. Portanto, a Palavra de Deus é um movimento ativo, transformador, renovador e santificador.
Para se fazer uma boa leitura da Bíblia, quatro passos são sugeridos:
– Leitura lenta e atenta da Palavra de Deus.
– Escutar e conhecer bem o que diz o texto.
– Meditar é guardar no coração e deixar-se amar.
– O que o texto me diz? Atualizar para o hoje.
– O que o texto me leva a dizer a Deus? Conversar com Deus.
– Responder aos apelos de Deus.
– Ver a realidade com os olhos de Deus.
– Mergulhar no mistério de Deus.
Que a Palavra de Deus possa sempre nos educar e reanimar na fé. Que ela seja nossa companheira de caminhada, e a luz para nossos pés, pois assim saberemos por onde andar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.