Dicas de Felicidade: a principal é crescer na fé em Deus

Dicas de Felicidade: a principal é crescer na fé em Deus

Estamos começando mais um ano e janeiro é o período em que muitos planejam, traçam metas de seus objetivos profissionais, financeiros e familiares. Mas por que não fazê-lo em todas as áreas de nossa vida? Deus nos quer felizes, então busquemos essa felicidade Nele também.

Observo que na maioria das vezes quem não volta a Deus pelo amor, volta pela dor. Gostaria muito que o retorno fosse por amor, pois é menos doloroso. É necessário um reavivamento da fé e um amadurecimento espiritual. Por isso, passo agora alguns conselhos práticos para quem quer crescer na fé em Deus:

  • Seja firme na sua fé. Quem segue muitas religiões, não vivencia nenhuma.
  • Procure criar laços pessoais, afetivos e sociais com uma comunidade e igreja de fácil acesso e próxima. O cristão turista que fica de igreja em igreja, paróquia em paróquia, não se compromete e não permanece por muito tempo.
  • Sempre parta do princípio fundamental de que Deus é bom e que do amor Dele não pode provir nenhum mal. A maldade do mundo é fruto do mau uso do “livre arbítrio”. Lembre-se que Deus nos amou primeiro (1Jo 4, 19).
  • Podem existir lugares mais propícios para rezar (ou conversar com Deus), mas você pode fazer uma oração em qualquer lugar, pois Deus está em todo lugar. Por isso, fale com Deus no ônibus, no trânsito, no banheiro, etc.
  • Todas as preces são ouvidas por Deus. Porque, então, Deus não nos atendeu? Talvez porque tenhamos errado na matéria ou na intenção da prece, como nos alerta São Paulo: “Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26).
  • Não é difícil rezar, apenas nos falta hábito. Tudo o que vivenciamos no dia pode ser transformado em oração, desde vitórias e derrotas, brigas e momentos de carinho. Tudo pode ser motivo de oração. Não é difícil, apenas requer exercício, treinamento e prática. Não é assim que funciona com tudo que queremos aprender?
  • Não se deixe levar pelo desespero, momentos terríveis e complicadíssimos são apenas momentos. “A tempestade vai passar”, sempre passa.
  • Assim como numa rodovia, as placas são sinalizadoras do trajeto a seguir. Esteja atento aos sinais de Deus. Geralmente, os sinais de Deus são pequenos flashes do eterno, em nossa realidade efêmera.
  • Deus está muito mais perto do que você pode imaginar. Dou-te uma pista: olhe para seu interior e em algum lugar você O encontrará.
  • Leia a Bíblia com frequência. Se você for iniciante, comece pelo Novo Testamento. Cada dia um pequeno trecho. Aconselho que seja uma leitura de sequência e não de forma aleatória como muitos fazem.
  • Quando for ler um livro que aparentemente trate de religião, procure saber antes e fazer a devida distinção entre romance história e/ou ficção. O peso a ser dado às afirmações contidas deve ser bem diferente.
  • Procure ir à Igreja com frequência, não somente em dias comemorativos e festas.

Enfim, Deus nos reserva muitas graças e nos quer felizes. Mas, pelo livre arbítrio que nos concedeu, tudo dependerá do nosso esforço pessoal e disciplina.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Conselhos muito bons! Essa dica sobre a fidelidade a uma Paróquia é muito verdadeira. Mesmo sendo transferida de cidade de tempos em tempos, eu sou fiel à Paróquia do local onde estou e crio laços de amizade com a comunidade.
  • Valéria
    Ótimos conselhos, gostei demais! ♥

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.