Aproveitar as promoções do comércio é regra quando o assunto é economizar. Vale lembrar que não é porque é promoção que se deve sair comprando sem limites. Mas se existe a real necessidade, períodos como fim de estação, troca de coleção ou calendários comerciais já definidos, como a Black Friday, são bons momentos para comprar.
Mesmo em períodos promocionais, os direitos do consumidor continuam válidos e é preciso estar atento a situações que costumam acontecer. Não se deixar enganar pelas palavras mágicas ‘saldão’, ‘descontão’ e ‘liquidação’. Antes de finalizar compra, é importante fazer uma pesquisa comparando preços, marcas e condições de pagamento.
De acordo com a psicóloga Giovana Bonagura Bonini, outro ponto importante é avaliar a real necessidade de ter aquele produto. “É preciso prestar atenção se a ação de comprar representa uma necessidade ou apenas fonte de prazer que, quando em excesso, é prejudicial”.
Ainda segundo a profissional, é importante distinguir as compras normais daquelas descontroladas. Por isso, vale refletir se o foco está no produto ou em sensações como prazer e alívio, que podem ser proporcionadas pelo ato de comprar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.