E se o carteiro anunciasse uma carta do Papa Francisco? Isso aconteceu com crianças no Brasil

E se o carteiro anunciasse uma carta do Papa Francisco? Isso aconteceu com crianças no Brasil

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola em Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, receberam uma correspondência especial nos últimos dias. O remetente era ninguém mais, ninguém menos que o Papa Francisco.

Na correspondência em resposta a uma carta enviada por eles, o líder maior da Igreja Católica, que tem 86 anos de idade, agradeceu o carinho dos estudantes e pediu para que rezem por ele.

A assinatura do texto é do Monsenhor Roberto Campis, assessor do pontífice.

A iniciativa de enviar a correspondência para o Vaticano foi despretensiosa e surgiu quando os alunos, que têm entre 8 e 9 anos de idade, estudavam o gênero textual “carta” e os meios de comunicação.

Antes da carta para o Papa, eles exercitaram a escrita e trocaram correspondências entre os colegas da turma, além de entrevistarem familiares para descobrir como as pessoas se comunicavam no passado.

Na correspondência, escrita de forma coletiva, os estudantes contaram a Francisco que moram em uma cidade onde a cultura italiana é muito presente, onde se fala o talian (dialeto do idioma trazido pelos imigrantes italianos) e que a localidade ficou famosa pelo preparo de pizzas gigantes durante um evento gastronômico realizado em junho deste ano.

O que eles não contavam, entretanto, é que Francisco não apenas leria a carta, como a responderia, por meio de um assessor.

Como conta a professora Juliane Piedade, a diretora da escola lançou o desafio de escrever uma carta para o Papa e as crianças ficaram bem empolgadas com a missão. Um sentimento de esperança ganhou espaço entre os alunos (entre os professores também), mas todos cientes de que seria uma entre as milhares de correspondências que chegam ao Santo Padre.

“Será que o Papa ia lembrar da gente e responder a nossa carta em meio a tantas outras? Era o que pensávamos. Quando chegou, foi uma grande alegria”, conta a professora.

A caligrafia do texto enviado coube a Carlos Eduardo Zanini, de 8 anos:

“Foi um desafio. Escrevi com calma e orgulho. Meus pais ficaram felizes”, lembra ele sobre a memória especial da qual certamente jamais vai esquecer.

Carta enviada ao Papa

Divulgação

Resposta de Francisco

Vaticano, 29 de julho de 2023

Prezados Alunos,

Chegou ao destino desejado a mensagem que enviaram ao Santo Padre exprimindo seu carinho e manifestando também bons propósitos de vida cristã, deixando-se nortear pelo ideal de contribuir para o maior bem de quantos os rodeiam.

O Papa Francisco ficou contente ao ver os bons sentimentos e generosos propósitos que os animam, tendo-me encarregado de agradecer por este testemunho de confiança filial e compromisso cristão, especialmente pela certeza de que os alunos dessa escola amam a Jesus e desejam caminhar com Ele durante toda a vida; por isso, o Sucessor do Apóstolo Pedro exorta-os a nunca se esquecerem que Jesus também os ama, conhece o nome e os desejos de cada um, de seus familiares e amigos, e conta com sua ajuda para ter ainda mais amigos no Brasil. Ao mesmo tempo que pede para que rezem por ele, porque precisa muito, o Santo Padre confia a vida de cada um à proteção de Nossa Senhora e de São José para que sejam um sinal de esperança e alegria no mundo, enquanto de coração concede aos alunos, aos professores e à direção da Escola Rainha D’Paz, extensiva a quantos lhe são queridos, uma afetuosa Bênção Apostólica.

Aproveito a ocasião para manifestar-lhes meus sentimentos de fraterna estima em Cristo Senhor.

Mons. Roberto Campis
Assessor

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Que amor essa carta! Que fofas essas crianças. Amei a sensibilidade do Papa em responder aos pequenos. Morei 19 anos no interior do RS e conheci descendentes de italianos. A quarta colônia era muito acolhedora. Lembro muito de Silveira Martins, a Igreja Católica de lá e a fé do povo gaúcho.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.