Ela aprendeu a ler aos 55 anos para entender a Bíblia e é exemplo de alfabetização de adultos

Ela aprendeu a ler aos 55 anos para entender a Bíblia e é exemplo de alfabetização de adultos

Esta é uma história inspiradora e que mostra que nunca é tarde para realizar sonhos ou ir além, em todos os sentidos. Maristela da Silva, 55 anos, é uma das 18 pessoas formadas na turma de 2022.2 do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio em Natal. Cuidadora de idosos, natural e residente de Brejinho, que fica a 52 km da capital do Rio Grande do Norte, a estudante conta que começou a trabalhar na infância em plantações de algodão com o pai e, por isso, não estudou na idade adequada. Agora, ela já pode se dedicar à leitura da Bíblia sozinha, que foi a grande incentivadora para buscar aprender a ler.

“Quando tinha uns cinco ou seis anos, fui pra escola, fiz o primeiro ano que era o jardim, aí comecei a trabalhar com o meu pai na agricultura. A gente saía às quatro da manhã e chegava à meia-noite. Meu pai sempre dizia: quem mora no interior vai ter estudo para quê? Estudo é o cabo da enxada. Povo antigo, né?”, lembra Maristela.

Hoje, casada e com dois filhos, a potiguar comenta que era a única que não sabia ler em sua família. A vontade de aprender vem do interesse de ler a Bíblia e poder contar histórias para as duas netas. “Quando eu conheci meu esposo, ele já sabia ler e eu não, mas para o amor isso não importa. Meus filhos têm o segundo grau completo. Só eu [não tinha estudado], aí ninguém me ensinava em casa, quando eu pedia era ‘agora não tenho tempo, mãe, tô saindo’, mas agora eu vou aprender”, diz, sorrindo, ao afirmar querer continuar com as aulas no próximo ano.

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos abre inscrições para 2023

Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas saber se comunicar nas redes sociais e no WhatsApp. Esses são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Segundo os mais recentes dados do IBGE, divulgados em 2019, o Brasil tem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Diminuir esta estatística é um grande desafio para o Instituto Yduqs, que está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos.

As matrículas estão abertas até o dia 17 de fevereiro de 2023. Para isso, basta acessar o site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. Mas quem desejar também poderá fazer sua inscrição presencialmente nas unidades disponíveis em diversas cidades do país. Todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos.

“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo visa ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.

Com uma metodologia própria, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio — como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática — com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração cada dia. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.