Em um contexto de hiperconexão e inteligência artificial, uma prática indesejada tem sido cada vez mais presente nas redes sociais e na internet: o “slop”. O termo, que pode ainda não ser tão conhecido, se refere a um novo tipo de spam (já mais próximo da maioria das pessoas) que utiliza imagens geradas por inteligência artificial (IA) para manipular algoritmos e enganar usuários. Mas afinal, o que é o “slop” e como pode prejudicar as pessoas?
“Slop” é o termo usado para descrever imagens artificiais que são criadas com o objetivo de parecerem normais, mas que na verdade podem ser utilizadas para manipular métricas de engajamento e visibilidade na internet.
De acordo com matéria publicada no jornal The Guardian, que conversou com especialistas da área, a criação do termo ajuda a identificar essas práticas e, consequentemente, inibi-las. A publicação explica que os “modelos de IA tornaram muito fácil a geração automática de grandes quantidades de imagens, fornecendo uma resposta a qualquer pesquisa imaginável e carregando infinitas paisagens e seres compartilháveis. Se apenas alguns usuários acessarem o site, compartilharem o meme ou clicarem em anúncios hospedados, o custo de sua criação já terá compensado”.
Para se proteger contra os riscos associados ao “slop” e outros tipos de spam digital, aqui estão algumas dicas importantes:
Sempre verifique a fonte e a veracidade das imagens e informações que você encontra online. Desconfie de conteúdos que parecem demasiadamente perfeitos ou que não têm uma origem clara. Lembre-se que essas tentativas falsas estão cada vez mais comuns e confusas. Então, não repasse algo que não seja de uma fonte que você já conhece (mesmo que seja enviada por alguém que você conhece).
Procure ler, assistir ou ouvir notícias de fontes profissionais. Esteja atento às tendências e aos novos fenômenos digitais, como o “slop”. É importante ter informações sobre esse tema, ainda que não aprofundadas, para reconhecer padrões suspeitos e evitar ser enganado.
Utilize software antivírus e anti-malware atualizados em seus dispositivos para ajudar na detecção e na prevenção contra ameaças online. Se não souber como instalar, peça ajuda de alguém que já tem mais familiaridade ou de um profissional da área.
Se você encontrar imagens ou conteúdos que parecem ser “slop” ou que suspeita serem maliciosos, denuncie-os às plataformas nas quais aparecem para que possam tomar medidas contra a disseminação desses conteúdos.
Ao adotar essas práticas, você pode contribuir para um ambiente online mais seguro e protegido contra manipulações e ameaças digitais. Estar consciente e vigilante é fundamental para aproveitar todas as vantagens da internet sem correr riscos desnecessários.
Leia mais:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.