A busca pelo conhecimento não é uma linha reta. Tem várias direções e rotas que não precisam se excluir, mas somar. Assim podem ser os caminhos da ciência e da fé: complementares. Papa Francisco já citou diversas vezes a importância desse pensamento.
“A ciência é um grande recurso para a construção da paz”, disse o Pontífice em uma mensagem enviada aos participantes do encontro Ciência para a Paz, em 2021, cuja realização destacou como um testemunho de que não pode haver oposição entre fé e ciência.
De um lado, há a ciência, que impulsiona o progresso humano por meio de descobertas e inovações. De outro, a fé, que guia e dá significado à vida de muitas pessoas. E será que esses dois universos podem se encontrar? A parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o portal IDe+, da Associação Evangelizar É Preciso, mostra que sim.
Assim como a fé, a ciência está em todo lugar, desde as grandes invenções tecnológicas até as soluções cotidianas que muitas vezes passam despercebidas. Ela não se limita a laboratórios e fórmulas complexas. Também se estende à saúde, à tecnologia e à interação humana na sociedade. É um instrumento poderoso principalmente melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É essa realidade que a Agência Escola UFPR, projeto que completou cinco anos de atividades em 2023, destaca nos mais diversos formatos. Abraça diferentes mídias, formatos e linguagens, como podcasts, matérias jornalísticas e redes sociais, com o foco em popularizar a ciência e torná-la acessível a todos.
A missão da Agência vai além de simplesmente comunicar a ciência: busca promover uma compreensão crítica sobre o conhecimento científico, conecta a teoria à prática e envolve a sociedade no diálogo cotidiano.
A parceria entre a Agência Escola UFPR e o IDe+ surgiu da vontade de levar o conhecimento científico a um público ainda mais amplo e diversificado, além do público universitário que já acompanhava as produções realizadas.
Patricia Goedert Melo, gerente de Desenvolvimento Institucional da AE, explica que o professor Elson Faxina, envolvido no projeto, viu na Associação Evangelizar uma oportunidade de parceria interessante e complementar.
“Nossa ideia é fazer o conhecimento científico ser mais palatável para quem é ou não é do universo científico. Com a parceria, entendemos que atingimos esse objetivo por chegar a novas pessoas”, comenta Patricia.
Um exemplo de sucesso dessa relação é a série “Pergunte aos Cientistas”, que teve a participação de associados da Obra Evangelizar, que enviaram perguntas aos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em julho em Curitiba (PR), o IDe+ foi convidado para uma conversa com o jornalista e professor Elson Faxina. Confira a seguir como foi:
Outro eixo da Agência Escola UFPR é a formação. No dia a dia de trabalho, conta com profissionais de mercado, professores bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação em uma base multidisciplinar. O objetivo é quebrar estereótipos e aproximar a ciência das pessoas, para tornar o conhecimento produzido pela universidade compreensível e acessível a todos.
Nesses cinco anos, a AE já envolveu 112 bolsistas de oito cursos de graduação e três pós-graduações.
“Claro que a gente tem o objetivo de produzir conteúdo, mas o verdadeiro propósito da Agência Escola é o processo de formação. Por isso eu digo que o que mais me marca na memória é quando eu vejo o tamanho do projeto, como tem gente envolvida nele, como está todo mundo conectado com a mesma ideia”, resume a coordenadora geral da AE, Regiane Ribeiro.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.