Que a primavera é a estação das flores todo mundo já sabe. O que não é tão falado é que o outono não é apenas aquele período de folhas caídas, como ilustram cenas do cinema e tantas músicas. Há plantas tipicamente outonais, que têm características marcantes e são ideais para cultivar nos meses em que a luz solar diminui, têm temperaturas médias e noites mais longas.
Enquanto algumas espécies se preparam para hibernar durante o inverno, outras desabrocham e enriquecem paisagens. As plantas que se dão bem com o outono são aquelas que se adaptam melhor a tempos de pouco sol, vento e pouca água.
A dica é aproveitar o momento para conhecer e ter em casa plantas como o lírio, a margarida e a gérbera, que encantam pela beleza e proporcionam mais alegria ao ambiente.
Os lírios são flores conhecidas por suas grandes e vistosas flores em forma de trombeta, que podem variar em cores como branco, rosa, amarelo, laranja e vermelho. Queridinhos em muitos países, suas folhas são longas e estreitas, com uma disposição geralmente em espiral ao redor do caule.
Lírios no outono: embora os lírios sejam mais comumente associados à primavera e ao verão, algumas variedades florescem no outono.
Possíveis riscos: são tóxicos para pets e podem causar intoxicação grave se ingeridos. Portanto, é importante mantê-los fora do alcance dos animais.
Cuidados no cultivo: os lírios preferem solo bem drenado. Eles devem ser plantados em uma profundidade que permita que as pontas dos bulbos fiquem cerca de 15 centímetros abaixo da superfície do solo. Regue regularmente e mantenha o solo úmido – não encharcado. Remova as flores desbotadas para promover uma floração contínua e remova as mortas na base da planta.
As margaridas são flores delicadas com pétalas brancas ou rosa claro e um centro amarelo. Elas têm um aspecto simples e encantador, com folhas pequenas e verde-escuras que formam uma roseta basal.
Margaridas no outono: podem florescer durante todo o ano, mas muitas variedades atingem o pico de floração no outono, o que é muito bem-vindo.
Possíveis riscos: é importante não deixar ao alcance de crianças e de animais de estimação. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao pólen, então é sempre bom estar ciente disso.
Cuidados no cultivo: as margaridas prosperam em pleno sol ou sombra parcial e preferem solo bem drenado. São relativamente resistentes e não exigem muita atenção. Regue regularmente para manter o solo úmido. Porém, evite encharcá-lo. Remova as flores desbotadas para promover uma floração contínua e apare as folhas mortas conforme necessário.
As gérberas são brilhantes e coloridas, com uma aparência semelhante a uma margarida, mas com pétalas mais largas e uma variedade maior de cores, quem incluem vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco. As folhas são geralmente verdes e cerosas.
Gérberas no outono: as gérberas são populares durante todo o ano, mas muitas variedades florescem no outono.
Possíveis riscos: assim como as margaridas, não há uma definição se são ou não tóxicas para pets. Porém, na dúvida, é melhor deixá-los afastados dessas plantas.
Cuidados no cultivo: as gérberas preferem pleno sol e solo bem drenado. Regue regularmente e permita que o solo seque entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes. Remova as flores desbotadas regularmente para estimular uma floração contínua e fertilize a cada duas semanas durante a estação de crescimento para um crescimento saudável e para ter muitas flores.
Gostou das dicas? Agora então é hora de colorir e florir o outono!
Aproveite e leia mais sobre esse assunto:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.