Gula: o pecado que pode se transformar em transtorno

Gula: o pecado que pode se transformar em transtorno

Dia 26 de janeiro é considerado o Dia da Gula, você sabia? Mesmo sendo um pecado (já falamos sobre isso aqui no IDe+), a busca do prazer pela comida também pode ser um transtorno ou um problema. 

Dessa maneira, a partir da visão da psicologia, a gula é compreendida como um descontrole, uma impulsividade voltada aos alimentos. “É uma busca incessante pelo prazer, guiada pelo impulso para atingir a satisfação imediata”,  explica a psicóloga Giovana Bonini.

Esse é um sentido parecido com o explicado pela Igreja, que considera a gula também um excesso, especialmente porque quando acontece, a pessoa sai do seu eixo. Giovana complementa que a gula representa, a partir dessa compreensão, uma idolatria.

“Você deixa de supor que se alimenta para viver e passa a imaginar que você vive para comer, como uma idolatria. Você deixa de procurar os valores celestiais e busca o prazer da terra, o prazer imediato”.

 

Toda gula é um transtorno?

A maioria dos desejos provocado pela gula representa um excesso. Muitas vezes, leva a outros problemas, como transtornos alimentares, por exemplo.

“Um episódio compulsivo alimentar é quando você come demasiadamente alimentos que você e a maioria das pessoas não conseguiria comer, em termos de quantidade, circunstância na qual se encontra e tempo que levou para comer. Outra característica marcante é a sensação da falta de controle sobre o que está ingerindo”, completa Giovana. 

Como consequência dessa gula, há o arrependimento, a culpa, tristeza ou vergonha de ter feito isso. 

 

Problemas ligados à gula

Como a gula traz como resultado o excesso de alimentação, há prejuízos e consequências. Eles incluem prejuízos à saúde física, à qualidade de vida e aos relacionamentos sociais. 

“A pessoa cada vez mais sente vergonha do seu comportamento e de sua aparência, consequentemente acaba se isolando de familiares e amigos”.

Como vencer a gula

Vencer a gula e o exagero não é uma tarefa fácil. De acordo com a psicóloga, começa sempre pela tomada de consciência. Por isso, ao comer de maneira automática, na frente do computador ou da televisão, você acaba por não apreciar verdadeiramente a comida, sequer aproveitar a textura ou o seu cheiro. 

Se esse é o seu caso, a dica é fazer da refeição um momento mais especial e proveitoso. Outra dica da psicóloga é não demonizar alimentos, os classificando entre bons e ruins .

“Quanto mais você disser não, o impulso irá falar mais alto. Não existe alimento que engorda, mas sim a relação que você estabelece com aquele alimento”, destaca Giovana Bonini. 

Caso não consiga vencer esses obstáculos, a ajuda profissional é fundamental. “O processo de tratamento para uma pessoa que está passando por episódios de compulsão alimentar é buscar atendimento psicológico, se necessário fazer acompanhamento psiquiátrico – no qual existem medicações que auxiliam o controle da impulsividade”. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Rogério Bonini
    Sempre temos fome de conhecimento!
  • Ana Claudia
    Adoro essa Psicóloga, realmente o meu problema é a relação de recompensa com o alimento. Terapia é melhor que qualquer dieta!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.