Homem-Aranha: muito além de grandes poderes e grandes responsabilidades

Homem-Aranha: muito além de grandes poderes e grandes responsabilidades (Sony/Marvel/Divulgação)

Por Padre Tiago Felipe Polonha, da Arquidiocese de Curitiba

Uma das frases mais conhecidas no universo dos super-heróis com certeza vem do filme do Homem-Aranha, quando o jovem Peter Parker encontra pela última vez seu tio Ben, antes do seu falecimento: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Talvez fruto da popularidade do herói, essa frase icônica se tornou muito popular. Porém, estamos no cinema com um novo filme do Homem-Aranha, que nos leva pra uma reflexão muito mais profunda que essa frase. Estamos falando de Homem-Aranha: através do Aranhaverso, que está há algumas semanas no cinema conquistando o público e revolucionando o jeito de fazer animação.

Iniciamos o filme acompanhando todo o amadurecimento de Gwen Stacy como Mulher-Aranha e conhecemos a Sociedade Aranha, o grupo que fiscaliza e mantém a ordem em todo o multiverso. Depois de conhecê-los, voltamos o olhar para o nosso herói, Miles Morales, que está enfrentando um vilão chamado Mancha. Após chamá-lo de “pequeno vilão”, o Homem-Aranha descobre que Mancha é uma ameaça muito maior para todo o multiverso e acaba embarcando numa aventura com os demais Homens-Aranhas dos outros universos.

Sem contar muito spoiler, gostaria de destacar uma frase do filme que nos leva a uma reflexão profunda sobre nossa vivência cristã. Em certo momento, Miles Morales escuta de Miguel O’Hara, chefe da Sociedade Aranha, que “às vezes, para fazer o que é certo, nós precisamos desistir do que mais queremos”. Miles Morales precisa passar por uma jornada de amadurecimento para fazer a escolha certa do seu caminho, sabendo que em todo o multiverso já existe um plano traçado para a vida do Homem-Aranha.

Podemos refletir, a partir dessa frase, a nossa caminhada como cristãos, pois Jesus nos convida a renunciar a nós mesmos para segui-lo (Mt 16, 24-28). As “grandes responsabilidades” a que se referia o tio Ben e “fazer o que é certo”, como nos diz Miguel O’Hara, lembram que a Vida a que Deus nos convida é muito maior que nossas vontades e nossos prazeres. No filme, podemos ver que essa missão do Homem-Aranha não acontece porque Miles Morales é uma pessoa muito virtuosa e merecedora. Todavia, nas suas fraquezas e nos seus defeitos que ele é chamado e precisa dar sua resposta.

(Sony/Marvel/Divulgação)

Como é emocionante assistir na tela o “Aranhaverso” e descobrir que todos aqueles Homens-Aranhas tiveram que fazer escolhas difíceis para amadurecer, mas que em nenhum momento estiveram sozinhos, pois havia outros amigos que também carregavam suas dores e dificuldades e que estavam dispostos a se ajudar. Também nós somos convidados a caminhar nesse processo de amadurecimento com Cristo e também nós não estamos sozinhos nesse caminho. Além do próprio Jesus se apresentar como o Caminho (Jo 14,6), temos uma comunidade de fé e de amor que nos acompanha. Mesmo que cada um enfrente suas dores, tenha seus traumas e cicatrizes, podemos juntos escolher o caminho da Vida Eterna que Deus nos oferece.

É impossível ser cristão verdadeiro se não estivermos unidos à comunidade. Nossa fé, nossa caminhada cristã acontece quando vivemos como irmãos, mesmo que na comunidade encontremos dificuldades. Cada membro de nossa comunidade vive suas lutas diárias, mas, juntos, as dificuldades diminuem. E assim conseguimos entender Cristo quando pede para carregarmos nossas cruzes a cada dia e O seguir. Jesus não promete uma vida sem dificuldade e lutas e, na comunidade, encontramos a força de Deus que nunca nos abandona. Com Jesus, conseguimos compreender que “às vezes, para fazer o que é certo, nós precisamos desistir do que mais queremos”. E fazendo essa caminhada compreendemos que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Deus nos abençoe!

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Joaquim dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson, – 2023

Ação/Aventura – 2h16

Disponível nos cinemas

Leia também:

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.