Importância da informação e orientação financeira aos idosos

Importância da informação e orientação financeira aos idosos

No Brasil, uma pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar aponta o crescimento exponencial da população de idosos no Brasil. Isso é atribuído, em parte, ao melhoramento das condições sanitárias e aos avanços tecnológicos da medicina. Contudo, outras condições são necessárias para garantir que os idosos vivam bem, e dentre elas está o plano financeiro futuro. 

A informação e a orientação financeira de pessoas idosas têm um papel importante e central na garantia da sua qualidade de vida. Ressalto aqui a função dos órgãos oficiais de defesa da pessoa idosa, que devem fiscalizar e promover o seu bem-estar. São muitos os registros oficiais de abusos, dependências e necessidades básicas não supridas, o que compromete a saúde física e emocional dos idosos, assim como a garantia de uma vida digna para eles.

A seguir, dois destaques, para nos ajudar a orientar os idosos das nossas famílias!

Violência financeira contra idosos

Em 2020, um levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apontou que, no período de quarentena do coronavírus, houve um aumento de 60% das tentativas de golpes financeiros contra os idosos. Foi realizada uma campanha informativa, alertando os idosos para as formas de abordagem por telefone. Já nesse ano de 2021, o alvo da campanha é o superendividamento da pessoa idosa. 

“O objetivo é promover a educação financeira, além de dicas sobre como lidar com o endividamento e superendividamento. Estamos engajados na busca de alternativas para melhorar as condições de vida dos idosos do Brasil”, afirma o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa.

As denúncias recorrentes são de tentativas de colher assinatura para antecipação de herança ou venda de imóveis.

Agora, que tal praticar o bem?   

 Como cristãos católicos, somos orientados a realizar as chamadas obras de misericórdia ou caridade. Olhe aí a nossa oportunidade de vivenciar este ato de amor ao próximo! O convite é para informar os idosos da nossa convivência sobre os canais de atendimento gratuito existentes para o registro de denúncias contra as tentativas de golpes, funcionando 24h por dia.

  • Disque 100 (Disque Direitos Humanos)
  • Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil
  • Site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH)
  • Whatsapp (61) 99656-5008 (mais recente)

Educação financeira para idosos

Hoje, há muitos livros e informações na internet para auxiliar no processo de conhecimento sobre o tema, além do interesse das pessoas, em geral.

Você sabia que existe a Cartilha de Educação Financeira para os idosos – Guia para aposentados e pensionistas do INSS, lançada em fevereiro de 2021  – com o foco em evitar o endividamento?

Caso você conheça algum idoso em situação financeira embaraçosa (endividamento, passando necessidade, sem benefício do INSS ou outra renda mensal para viver), fale sobre o assunto com ele, utilizando esta cartilha. Ela traz exemplos das situações mais comuns de abusos vivenciadas pelos idosos. 

No material, os diferentes temas são apresentados de forma simples e ampla:

  • Inicia com a conscientização da importância da organização financeira;
  • Dá dicas de como economizar no dia a dia;
  • Apresenta motivos para se construir a reserva financeira;
  • Orienta ligar para o número 135 e verificar se tem direito à aposentadoria do INSS;
  • Alerta para não se endividar, explicando sobre os tipos de empréstimos e que todos são compromissos de pagamento;
  • Alerta sobre golpes e como evitá-los;
  • Informa instituições e telefones para recorrer se endividado ou em caso de golpe.

Veja o que mostra pesquisa realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), sobre Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na 3ª Idade. Divulgado em 21/8/2020.

“Pelo menos 64% dos idosos estão aposentados, e 95% deles contribuem com a renda da casa, sendo que 68% chefiam as famílias”.

Para que este cenário mude no futuro, ressaltamos a importância da conscientização e orientação para que a pessoa realize o seu plano financeiro ao longo da sua fase chamada de alta produção, de modo que, quando iniciar o ciclo de redução das atividades profissionais, possa recorrer à reserva financeira futura que, em geral, é chamada de aposentadoria.

Afinal, sentir-se refém da falta de dinheiro não é agradável em nenhuma faixa etária. Imagina após os 60 anos!

As palavras do Arcebispo Metropolitano de Curitiba, quando da Missa em homenagem aos avós e idosos, em 25/7/2021, defende a educação financeira para os jovens e faz um link com o futuro, dizendo: 

 “O futuro de quem vive bem é a ancianidade”. (Dom Peruzzo)

Assim, teremos idosos mais independentes, conscientes, protegidos, respeitados e livres na sua ancianidade (velhice).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.