Leitura orante da Bíblia: aprenda como fazer

Leitura orante da Bíblia: aprenda como fazer

Setembro é o “Mês da Bíblia”. Que tal aproveitar esse período e se dedicar ainda mais à Sua leitura? Para ajudar nesse processo, o IDe+ traz dicas valiosas para incentivar a leitura orante da Palavra. 

Existem muitas maneiras de fazer a leitura orante. No entanto, em 2010, durante a XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, os padres sinodais deram maior atenção ao método Lectio Divina: tradição monástica que permite um meio simples e suave para se aproximar das Sagradas Escrituras em espírito de oração e acolhimento da voz de Deus. Que tal experimentar?

Antes, prepare-se com essas dicas:

  1. Tenha em mãos uma Bíblia e, se possível, um Diário Espiritual (ou caderno) para anotar as coisas mais importantes que Deus colocar em seu coração.
  2.  Vá para um ambiente tranquilo, que favoreça sua concentração. Você pode fazer sua leitura perante uma imagem ou ícone religioso e, se estiver em um ambiente adequado e seguro, pode acender uma vela.
  3. Faça o sinal da cruz. Em seguida, peça ao Espírito Santo que ilumine sua alma para que seja um momento de verdadeiro encontro com a Palavra. Se você reza melhor com música, pode cantar ao Espírito, deixando que Ele entre devagarinho em seu coração.
  4. Pronto! Depois de pedir a luz do Espírito Santo, vamos à leitura. Sugerimos que leia o Evangelho do dia ou o texto bíblico meditado durante o Experiência de Deus, seguindo os passos que apresentamos agora.

Diário Espiritual 2023 ajudar na leitura orante

Primeiro passo: LEITURA

A pergunta que pode nortear este passo é: o que o texto diz?
Leia o trecho bíblico escolhido, no mínimo cinco vezes, e em média voz para escutar o que está dizendo e tentar captar os detalhes do texto. Preste atenção ao comportamento de cada personagem, ao ambiente, ao contexto em que se encontram, às emoções que eles expressam, etc.

Tente imaginar tudo o que for descrito e se colocar na cena, no lugar dos personagens, principalmente do próprio Jesus, de Nossa Senhora, de São José, dos apóstolos, dos profetas, etc. Exemplo: digamos que você esteja lendo o Evangelho do nascimento do Menino Jesus. Imagine nessa cena São José preparando a manjedoura para o Menino, suas mãos calejadas, seu rosto suado, meditando as palavras dos profetas que anunciaram o nascimento do Rei. Imagine ele recordando cada dia que foi ao templo pedindo a Deus que enviasse logo o Messias. Imagine Nossa Senhora cansada, mas feliz pelo grande momento que se aproximava, passando a mão em seu ventre, recitando salmos de louvor e gratidão. Pense nas estrelas brilhantes, na lua, na vegetação em torno do local. Coloque-se agora no lugar de cada um, quando escutam o choro do Menino Jesus. Imagine as lágrimas dos magos quando entraram na gruta para presentear Jesus como Rei e Senhor de suas vidas.

Percebe como um simples trecho que lemos todo Natal pode ser muito mais belo do que imaginávamos? A imaginação nos ajuda a dar cor e sabor ao que se lê.
Anote os detalhes que não tinha percebido antes.

Segundo passo: MEDITAÇÃO

A pergunta que pode nortear este passo é: o que o texto me diz?

Agora, vamos meditar o que aquela leitura escrita antigamente diz para nossa vida no tempo atual. É o momento de ruminar o conteúdo lido e perceber o seu significado. Lembre-se de que a Bíblia é voz de Deus para todos os homens de todos os séculos. Ela sempre tem algo para dizer, principalmente para você. Ela não é a mensagem do ontem, mas do agora.

Exemplo: Após ler e notar os detalhes do nascimento de Jesus, perceba se seu coração está como o de Nossa Senhora, grato e orante, ou como o do rei Herodes, resistente e ingrato ao presente de Deus. Perceba se seu coração é gentil e atencioso, como o de São José, ou se trata mal seus familiares durante a semana. Observe se a troca de olhares entre José e Maria é como o seu e de sua esposa(o). Compare se fica ansiosa(o) para encontrar Jesus, assim como os pastores e magos, ou se é indiferente e sequer se lembra de rezar ou sente pesar por ter de ir à Missa aos domingos. Observe se tem o costume de louvar, como o fizeram Maria e José, ou se reclama por causa de qualquer coisa, usando palavras chulas e desagradáveis. Verifique se suas mãos são calejadas, como as de São José, por trabalhar pela Igreja ou se há falta de disposição para trabalhar em uma Pastoral por causa dos desafios grandes.

Percebe como um trecho simples pode dizer muito para sua vida? Anote o que percebeu.

Terceiro passo: ORAÇÃO

A pergunta que pode nortear este passo é: o que eu digo para o texto?
Este é o momento de se relacionar com Deus por meio da oração. Ela pode ser uma conversa, um desabafo, um louvor, uma intercessão, etc.

Por exemplo: Se você, ao ler sobre o nascimento do Menino Jesus, sentir que Deus te deu um grande presente, poderá fazer uma oração de agradecimento ao Pai que é tão generoso. Se percebeu que ofendeu ao Altíssimo e não quer mais voltar a pecar, poderá fazer uma oração pedindo perdão e se comprometendo a ir buscar o sacramento da confissão. Ou, ainda, se notou que trabalhou pouco pelo Reino e suas mãos não são calejadas como as de São José, poderá fazer uma oração pedindo que Ele lhe mostre como pode trabalhar duro pelo projeto de Deus.
Percebe como um trecho simples pode ser alimento para longos momentos de oração?

Quarto passo: CONTEMPLAÇÃO

A pergunta que pode nortear esse passo é: o que mudou em mim?
É um momento de silêncio para permitir que a semente plantada germine em seu coração. Permita que Deus te chame para Ele, para a vontade d’Ele por meio do silêncio e do amor.

Finalize sua oração entregando tudo nas mãos de Maria, para que Ela seja sua Mãe e guia em todos os momentos. Faça o sinal da cruz e pratique o que aprendeu com a leitura.

Com certeza, se dedicar um pouco de seu tempo diariamente para praticar esse método, muita coisa mudará em sua vida. 

 

Veja mais dicas para ler a Bíblia

 

Texto publicado originalmente no Jornal do Evangelizador, da Associação Evangelizar É Preciso, de setembro de 2020. Autor: Allan Junior da Silva, teólogo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Luzia Sansel de Souza Silva
    Amei. Facilita todo o aprendizado e deixa a pessoa com ânimo de prosseguir. Um jeito diferente. Por experiência, já utilizo todos os dias e cresci na espiritualidade, no meu trabalho na Pastoral da Comunicação. Meu pensar e agir mudou. Obrigado.
  • Tânia Maria
    Aprendi e vou por em prática. Gratidão

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.