Lições cristãs que aprendemos com a pandemia e que devem permanecer

Lições cristãs que aprendemos com a pandemia e que devem permanecer

A partir de março de 2020, estivemos em meio à pandemia da Covid-19, quando presenciamos a partida de pessoas queridas. Vivemos uma crise econômica grave. Incertezas passaram a nos assombrar. Muitos valores – comportamentais, espirituais e morais – passaram a ser questionados e avaliados pela humanidade.

A angústia e o sofrimento coletivo nos fizeram perceber que algumas coisas precisavam ser mudadas na forma de encarar a vida e no relacionamento direto entre os seres humanos. Prometemos ser indivíduos melhores e termos um outro olhar diante de tudo.

Mas, afinal, após o decreto do fim da emergência de saúde global, o que realmente mudou? Será que nos tornamos realmente pessoas melhores? Quais lições cristãs aprendemos durante a pandemia e que devemos manter em nossas vidas?

Somos um só

O isolamento social ao qual fomos submetidos ao longo da pandemia do coronavírus realmente trouxe à tona uma série de questionamentos sobre como agimos com relação ao próximo e a nós mesmos. Uma das primeiras percepções é que somos seres finitos e frágeis.

Independentemente de classe social, cor da pele, crença e bens materiais, ficou claro que somos todos suscetíveis às mesmas fraquezas. Fomos nivelados à condição de seres humanos que dependem uns dos outros para manter a vida e a paz na terra.

A pandemia ligou o alerta de que não temos controle sobre tudo e que precisamos realmente amar uns aos outros, pois somos todos irmãos, como o Senhor nos ensinou.

Os “novos” valores de sempre

Durante os dias mais críticos da pandemia, passamos a perceber a importância de alguns profissionais no nosso dia a dia e a valorizar o seu papel na sociedade. Os entregadores foram fundamentais para abastecer nossos lares com comida, remédios e uma série de outros itens básicos.

Agentes de saúde, caixas de supermercados, garis, faxineiros, funcionários de farmácias… aprendemos a respeitar ainda mais cada um deles.

Aprendemos também o quão importante é cuidar do nosso corpo, da nossa saúde, a partir de medidas simples, como lavar constantemente as mãos, entre outros hábitos de boa higiene. Além da necessidade de mantermos um meio ambiente saudável.

Vimos o quanto a nossa saúde mental é fundamental para termos o domínio dos rumos de nossas vidas. E que, mesmo nos momentos mais difíceis, somos capazes de nos reinventar e de ajudar àqueles que mais precisam.

Talvez nunca tenhamos visto a vida em nosso planeta tão ameaçada da forma que presenciamos durante a pandemia da Covid-19. Que isso sirva de exemplo e que sigamos refletindo e mantendo todos os valores reforçados ao longo desse período tão difícil.

Cuidados permanecem

Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado que a pandemia não representa mais uma emergência global, não significa dizer que a Covid-19 tenha parado de contaminar e matar pessoas no mundo.

Como orienta a própria OMS, é preciso continuar a tomar todos os cuidados para evitar a transmissão, bem como buscar as doses necessárias das vacinas disponíveis.

Além dos cuidados com o corpo, devemos continuar a praticar os ensinamentos obtidos durante a pandemia – entre eles o amor ao próximo e a caridade –, para que tenhamos um futuro seguro para as próximas gerações e para que o aprendizado na dificuldade não tenha sido em vão.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Eunice Oliveira
    Que as pessoas não esqueçam os dias difíceis e que evoluam. Sou grata a Deus e me reaproximei da igreja nessa época e de lá não saio mais…
  • Bárbara Lages
    Momento difícil que passamos. Que todos consigam lembrar deste período e fazer melhores escolhas.
  • Sandra Arantes
    Infelizmente muita gente já esqueceu o que passou na pandemia. O amor ao próximo e a caridade traz positividade ao nosso planeta. Boa lembrança do que passamos através desse texto e vamos tentar melhorar pois tivemos a graça de sobreviver!
  • Gabriel Trincheiras
    Foi um momento de repensar a vida!
  • Marco Aurélio
    Graças a Deus acabou essa pandemia! Uma benção
  • Maicon Ramos
    Essa fase nos fez dar mais valor a vida e a família. Boa matéria
  • Andrea
    Muito bom texto! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
  • Luci Mary Vieira
    Com tantos dias difíceis e tantas incertezas, aprendi ainda mais a valorizar cada dia. O verdadeiro presente de Deus.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.