Foto: reprodução
Ao longo de dois séculos, o diálogo entre o Brasil e a Santa Sé ajudou a moldar relações diplomáticas e a própria história cultural, social e institucional do país. Esse percurso ganha agora um registro inédito com o lançamento do livro “De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé”, obra que marca o bicentenário das relações diplomáticas entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica, celebrado entre 1826 e 2026.
Organizado pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, o livro propõe uma imersão histórica e visual em 200 anos de diálogo institucional, por meio de documentos, imagens e textos que ajudam a compreender a evolução dessa relação.
A publicação apresenta uma cronologia fotográfica elaborada a partir de uma criteriosa pesquisa histórica, com registros que evidenciam a continuidade e a relevância das relações bilaterais entre o Brasil e a Santa Sé. Desse modo, oferece ao leitor uma leitura acessível, intuitiva e, ao mesmo tempo, documentalmente precisa.
Editado pelo Instituto Redemptor, o livro é bilíngue (português e italiano) e conta com prefácio do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé. A obra também traz contribuições de autores convidados, como a jornalista Ilze Scamparini, e tem fotografia de capa assinada por Ricardo Stuckert.
Como forma de evidenciar os avanços e a consolidação das relações diplomáticas, o livro inclui, em anexo, o texto integral do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, firmado em 2008. O documento estabelece bases jurídicas para a cooperação entre as duas partes no contexto contemporâneo, especialmente em áreas como educação, cultura e liberdade religiosa.
“De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé” traz o valor do diálogo permanente entre Igreja e Estado e de sua contribuição para a formação do Brasil ao longo de dois séculos.
O lançamento oficial da obra acontecerá nesta sexta-feira, 23 de janeiro, em Roma, com um coquetel na Residência Oficial do Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, às 19h30 (horário local) e 15h30 (horário de Brasília). O evento ocorre logo após a Missa Solene em Ação de Graças pelo Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil–Santa Sé, celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.
Encerrando o dia de comemorações, um gesto simbólico também marcará a data no Brasil: à meia-noite (horário de Roma) e às 20h (horário de Brasília), o Cristo Redentor receberá uma iluminação especial para celebrar essa relação histórica.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.